O município de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, vai sediar o lançamento do novo ciclo do Projeto Acervo de Compositores “Manutenção, Ampliação e Difusão” no próximo sábado, dia 1° de setembro, às 11h, na Igreja São Francisco de Assis, com apresentação da Camerata Inconfidentes.
O projeto, em execução há 12 anos, visa difundir e facilitar o acesso às partituras de música erudita de compositores de são-joanenses, da região e de Minas Gerais dos séculos XIII, XIX e XX. Seu acervo digital contém uma rica coleção que retrata a música mineira e sua presença em tradições religiosas e vida social ao longo dos séculos.
Adriano Resende Margotti, idealizador e coordenador do projeto, afirma que “o objetivo do evento é trazer à tona a importância da música de Minas Gerais, valorizar nossa tradição e homenagear as Entidades Parceiras através de seus pares”.
Nesta edição, o projeto ampliará suas atividades, disponibilizando até o final de 2024 120 partituras transcritas. As exposições e apresentações contarão com quatro edições de cada, seguindo os projetos pilotos de 2023.
Em São João del-Rei, a programação inclui uma exposição aberta ao público, na próxima semana no Teatro Municipal, com painéis, partituras e instrumentos musicais centenários.
Em 2024, o projeto se expandirá para Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto, e até o final de 2025 chegará também a Conceição da Barra de Minas, Diamantina, Prados, Resende Costa, Tiradentes, São João del-Rei, Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte.
O projeto Acervo de Compositores oferece uma imersão cultural inovadora. É uma realização da Produtora Inovità de São João del-Rei e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Copasa e apoio do governo do estado.
Com as informações e fotos: Divulgação / Portal Acervo de Compositores