No dia 15 de agosto, a igreja celebra a festa da Assunção de Maria ao céu em corpo e alma, uma verdade definida como dogma de fé. Em São João del-Rei, a tradicional novena em honra à Nossa Senhora da Boa Morte tem início na segunda-feira, 05, e se estende até o dia 13, antecedendo o ápice das celebrações que serão realizadas nos dias 14 e 15 de agosto.
A devoção ao título da Virgem Maria vem sendo propagada na região desde o ano de 1735, com a criação da Venerável Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte na cidade. Desde então celebra-se o trânsito e a Assunção da Virgem em tradição que segue até hoje.
Frei Jacir de Freitas Faria publicou em 2021 o livro “O medo do Inferno e a Arte de bem morrer”, abordando a devoção apócrifa da “Dormição” de Maria e às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte. Com a proximidade da festa e a importância dela para a vida do cristão católico, qual ensinamento Maria quer nos mostrar?
Em São João del-Rei a Venerável Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte, desde a década de 1730, celebra em tons de piedosa solenidade o Trânsito e Assunção da Beatíssima Virgem Maria aos céus. Neste ano de 2024, as solenidades acontecem dentro do Ano da Oração, proclamado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, em preparação ao Jubileu de 2025. “Apraz-me pensar que o ano que precede o evento jubilar, 2024, possa ser dedicado a uma grande ‘sinfonia’ de oração. Antes de mais, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de o escutar e de o adorar”, pontua Papa Francisco.
A Virgem Maria, com sua vida completamente voltada para a oração, se mostra como “orante perfeita, modelo da Igreja. Quando lhe oramos, aderimos com ela ao desígnio do Pai, que envia o seu Filho para salvar todos os homens.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2679), sendo assim, a festa este ano vai procurar meditar “A Oração no Catecismo da Igreja Católica”.
A programação conta com celebrações de missas, novenários, vigília e procissões.
Fonte: Diocese de São João del-Rei
Foto: redes sociais