O Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, localizado na cidade de Liberdade, foi o palco de uma grandiosa celebração no último sábado, 14 de setembro. A Santa Missa Campal, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, marcou o dia dedicado ao Senhor Bom Jesus do Livramento e ofereceu aos fiéis a oportunidade de obter a Indulgência Plenária, conforme as recomendações da Igreja*.
A celebração ocorreu em um palco especialmente montado em frente ao santuário, reunindo uma grande quantidade de devotos e autoridades eclesiásticas. Além de Dom Gil, a cerimônia contou com a presença do Pe. Willian Grôpo, Vigário Paroquial, e do Pe. Márcio Aurélio, pároco e reitor do santuário, assim como diversos padres das paróquias vizinhas.
Após a missa, os participantes seguiram em uma procissão luminosa pelas ruas de Liberdade, acompanhando o Arcebispo e os padres presentes. A procissão, marcada por um brilho especial das velas e uma atmosfera de fervor religioso, destacou a fé e a espiritualidade da comunidade.
A celebração, que teve início no final da tarde e se estendeu até o início da noite, atraiu cerca de 20 mil pessoas, conforme estimativas da organização. O evento foi encerrado com uma espetacular queima de fogos, coroando uma festa de fé e devoção.
O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento, que começou no dia 1º de setembro, terá seu término no dia 29 de setembro com o retorno da Imagem réplica do Bom Jesus para a capela da comunidade Vargem da Imagem. As festividades deste ano têm sido um marco na celebração da devoção e espiritualidade da região.
Título de Basílica Menor
O Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento é a primeira Basílica Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora. O título concedido por Papa Francisco leva em consideração as características arquitetônica, histórica e de devoção popular do templo religioso, além da importância para a vida litúrgica e pastoral. No caso de Liberdade, a concessão do título foi também fundamentada na antiquíssima veneração à sagrada imagem do Bom Jesus do Livramento.
*Condições para a Indulgência plenária (uma vez ao dia):
1 – Confessar-se e rejeitar todo pecado (uma Confissão para várias Indulgências);
2 – Participar da Missa e Comungar com o desejo de receber a Indulgência (uma Missa e Comunhão para cada indulgência);
3 – Rezar pelo Papa ao menos: um Pai Nosso, Ave Maria e Glória;
4 – Escolher uma das atividades:
– Via Sacra na igreja diante dos quadros, ou
– Reza do Terço em família diante de um oratório, ou
– Adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora, ou
– Leitura meditada da Sagrada Escritura por meia hora.
Confira todas as fotos da cobertura do Jornal Panorama clicando AQUI
Por Tiago Carvalho