Na manhã de quarta-feira (23), Santa Luzia foi palco da primeira Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, realizada no Teatro Municipal Antônio Roberto Almeida. O evento, que teve início às 8h, integra as etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), com o objetivo de engajar a população no debate sobre os desafios climáticos e eleger os delegados que representarão o município na fase estadual.
A conferência abordou cinco eixos temáticos definidos pela CNMA: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica e Governança e educação ambiental. Durante as discussões, os participantes puderam apresentar e discutir propostas para enfrentar a emergência climática. No total, foram sugeridas dez iniciativas, sendo duas para cada eixo, que serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual e incluídas no Caderno de Propostas para debate nas Conferências Estaduais.
O evento foi aberto a pessoas com mais de 16 anos, proporcionando a todos o direito de participar e votar na escolha dos delegados municipais. O prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho, destacou a importância histórica da conferência para a cidade. “Essa conferência é algo inédito na cidade. É muito importante discutirmos meio ambiente, poluição, formas de reciclagem e nosso ecossistema. Vemos como uma grande oportunidade para mudanças que visem o bem-estar da população e do meio ambiente”, afirmou. Ele também enfatizou a colaboração com o governo estadual para fortalecer a gestão ambiental local, destacando as reuniões com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para adotar projetos exitosos de outros municípios.
A prefeita de São José da Lapa, Márcia Lopes, também esteve presente no evento, parabenizando a iniciativa e ressaltando sua relevância. “Essa conferência é de uma grandeza imensa, pois é a garantia de que podemos continuar com saúde, educação e desenvolvimento de cada cidade participante. Esse evento vai contribuir para que possamos garantir nossa sobrevivência”, comentou.
O evento contou com a participação de autoridades, incluindo o vice-prefeito Ilacir Bicalho, representantes da casa legislativa e de outras cidades da região, como Taquaraçu de Minas, Nova União, São José da Lapa, Jaboticatubas e Caeté, representada pelo Secretário de Meio Ambiente Lairto Almeida.
A realização da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente em Santa Luzia reflete o compromisso das cidades participantes com a promoção de soluções sustentáveis para os desafios ambientais atuais, consolidando o município como um agente ativo na construção de um futuro mais sustentável para todos.
Fonte e foto: Prefeitura de Santa Luzia