sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A sala multissensorial, montada na Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Montes Claros, no Norte de Minas, com a intenção de acolher e proporcionar uma experiência sensorial, principalmente às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem sido elogiada por usuários e servidores. Inaugurada no final de junho, a sala vem sendo utilizada por crianças, seus pais e responsáveis, que destacam a importância da iniciativa.

O espaço conta com brinquedos sensoriais, abafadores, iluminação amena, tapetes acolchoados e livros interativos, visando a diversão e o acolhimento dessas crianças. A assistente social da Agência, Lyle Monteiro, ressalta a importância da sala, uma vez que 60% dos atendimentos realizados na APS são destinados a crianças do Espectro Autista e suas comorbidades.

“A sala multissensorial da APS Montes Claros tem proporcionado, às pessoas neuroatípicas, um ambiente de aconchego e segurança, com liberdade para lidar com elementos que estimulem os sentidos e a interação com o meio. As reações têm sido bem positivas, sobretudo das crianças e dos seus responsáveis”, destaca a servidora.

Quem acompanha as crianças, durante as atividades na sala, também avalia positivamente. “É um lugar acolhedor e inclusivo. É muito bom ver que as crianças, agora, têm um lugar feito para elas com todos os cuidados”, disse a avó responsável por uma delas.

A sala multissensorial da Agência do INSS de Montes Claros foi a segunda a ser entregue à população (a primeira foi em Fortaleza/CE) e a previsão é que outros 13 espaços como esse sejam inaugurados em todo o país. Além disso, kits multissensoriais já começaram a ser distribuídos para as Agências da abrangência da Superintendência Regional Sudeste II, que cuida dos Estados de Minas e Espírito Santo, também com o objetivo de trazer mais qualidade ao atendimento dessas crianças.

 

 

 

 

 

Fonte e foto: INSS

Compartilhe:
Exit mobile version