sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Lançado há quase um mês, o Plano Nacional de Turismo é fruto da participação ativa dos membros do Conselho Nacional de Turismo e reflete as necessidades e os sonhos dos diversos segmentos ligados ao turismo, direta ou indiretamente. Com foco no desenvolvimento econômico e social, o plano está alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027 e tem como missão impulsionar o turismo no Brasil, gerando empregos, renda e inclusão social. E mais: quer colocar o nosso país no topo do turismo global!

O documento define metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos, como o aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais e alcançar as marcas de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros.

Os princípios estabelecidos para implementação do PNT são cooperação e regionalização, desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas, sustentabilidade,  inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo. Como visão para 2027, o Plano se propõe a posicionar o Brasil como “destino incomparável, seguro, inclusivo, sustentável, inovador e referência em experiências únicas e memoráveis”.

O novo PNT, alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027, institui 20 programas e planos setoriais para o alcance de seus propósitos. As estratégias de operação serão construídas de forma participativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do CNT, que poderão contar com convidados da sociedade civil e especialistas. Uma das ações é o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, corroborando a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com informações do Governo Federal

Foto: divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version