No dia 6 de outubro, milhares de eleitores e eleitoras irão às urnas para votar no 1º turno das eleições municipais de 2024. Mais de 155,9 milhões de pessoas em todo o Brasil devem participar do processo eleitoral. Mas, além de saber em quem vai votar, é preciso lembrar de algumas outras coisas importantes no dia da eleição.
Primeiro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é essencial que o eleitor tenha certeza sobre a sua escolha. No site DivulgaCand, é possível pesquisar informações e acompanhar a prestação de contas dos candidatos, que é atualizado a cada 60 minutos.
Uma dica útil é anotar o número do seu candidato pra facilitar na hora de votar. Lembre-se que o primeiro voto é para vereador, com um número de cinco dígitos: os dois primeiros são do partido e os três últimos identificam o candidato. O segundo voto, para prefeito, é só com dois números.
Aqui vão mais dicas pra se preparar pro dia da votação:
Separe seu documento e confira onde votar
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Mas, se você tiver o e-Título no celular e ele estiver com sua foto, dá para usar apenas o aplicativo. Antes do dia da eleição, consulte o seu local de votação no portal do TSE, no menu “Serviços Eleitorais”, para ver se tá tudo certo. A votação será aberta às 8h e fechada às 17h (horário de Brasília).
Fique atento às manifestações
A Justiça Eleitoral permite, no dia das eleições, o uso de bandeiras, broches, camisetas e outros acessórios como forma de manifestação de suas preferências políticas, mas cuidado. Propaganda de boca de urna e divulgação de conteúdos novos nas redes são crimes eleitorais. Isso inclui uso de alto-falantes e comícios.
Busque informações em fontes confiáveis
Se tiver dúvida sobre alguma informação que viu na internet, o portal “Fato ou Boato” da Justiça Eleitoral pode ajudar a desmascarar fake news.
Denuncie desinformação
Se você receber notícias falsas sobre as eleições, denuncie pelo SOS Voto, ligando para o número 1491.
Com as informações do TSE
Foto: José Cruz/Agência Brasil