O projeto Sabores de Aiuruoca busca resgatar e valorizar a identidade cultural da região por meio da gastronomia. Ele é fruto de diversas investigações realizadas com personalidades ligadas à culinária, seja no campo da agricultura, nas receitas tradicionais, no ensino gastronômico ou no empreendedorismo de cozinheiros e cozinheiras, tanto profissionais quanto amadores. O Sabores de Aiuruoca promove pesquisas e documenta o conhecimento sobre os modos de preparo, as origens dos ingredientes, e a relação desses elementos com a comunidade e o meio ambiente. Além disso, é uma oportunidade de comer bem e ouvir histórias encantadoras de quem cultiva, cozinha e preserva esse importante patrimônio cultural chamado Cozinha.
O evento é o resultado dessas investigações, apresentando uma experiência transdisciplinar sobre a culinária regional. Durante o evento, são oferecidas degustações, apresentações de “cozinha show” (onde um prato é preparado enquanto uma história é contada), aulas, palestras e oficinas. O público também pode desfrutar de música ao vivo e participar de uma feira com produtos locais.
Neste ano, o evento acontecerá no Espaço Curupira, localizado no Vale do Matutu, em Aiuruoca, de 18 a 20 de outubro. A programação é totalmente gratuita e as atividades incluem aulas, oficinas e atrações musicais. Um sistema de ingressos foi criado para medir o público de cada uma dessas ações e é possível se inscrever em quantas atividades quiser, ajudando a organização a prever a demanda e garantir uma melhor experiência para todos.
O Sabores de Aiuruoca é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais.
Com informações e foto: redes sociais Sabores de Aiuruoca