terça-feira, 5 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

De 17 a 22 de novembro, Sabará será palco do 10º Congresso Internacional sobre historiografia da escravidão e das mestiçagens, um evento de grande importância para a compreensão do nosso passado.  Com o apoio da Prefeitura de Sabará e a parceria entre a UFMG e a Universidad de Sevilla, o congresso promete dias de discussões enriquecedoras.

No dia 21 de novembro, o Teatro Municipal receberá a apresentação pública do videoaula “Documentos para a história do mundo nos acervos de Minas Gerais e Sabará”, com o Prof. Dr. Eduardo França Paiva (UFMG), seguida de uma palestra da Dra. Maria de los Reyes Rojas Garcia (AGI, Sevilla) sobre “Um projeto de memória compartilhada: os registros de escravos em el Archivo General de Indias”. Visitas técnicas ao Museu do Ouro, Arquivo da Casa de Borba Gato, Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Capela de Nossa Senhora do Ó também estão programadas.

Além de debates acadêmicos, o congresso busca engajar pesquisadores, autoridades e a população em movimentos de restauração, manutenção e proteção do patrimônio cultural.  Será uma oportunidade única para aprender, discutir e contribuir para a preservação da nossa história.

Fonte e Foto: Prefeitura de Sabará

Compartilhe:
Exit mobile version