sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Rio de Janeiro recebe, a partir deste sábado (17), a 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), com a participação de 300 estudantes e 130 professores de diversos países. Organizado pelo Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento se estenderá até o dia 27 deste mês nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, na região centro-sul do estado, conhecida como Vale do Café.

A Olimpíada é um evento de grande relevância no calendário científico global, que celebra a ciência com foco especial em astronomia e astrofísica. Esta é a segunda vez que o Brasil sedia a competição, a primeira foi em 2012, quando o país recebeu a 6ª IOAA.

Josina Nascimento, astrônoma e coordenadora do Comitê Brasileiro de Astronomia e Astrofísica, destacou que o evento é “muito mais do que uma competição, é um momento de união em torno da nossa paixão comum pela Astronomia e pelo nosso planeta Terra.” Ela ressaltou que, nesta edição, o tema central é a sustentabilidade, sublinhando o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Fonte e fotos:  Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version