A Prefeitura do Rio de Janeiro organizou um plano operacional para a 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2024, que ocorrerá neste domingo (24) na orla de Copacabana. A concentração terá início às 11h, na Avenida Atlântica, e o desfile começará às 15h, seguindo até a Rua Rodolfo Dantas. O evento contará com apresentações de artistas como Duda Beat, Diego Martins e Mc Bianca, além de homenagens à representatividade trans, com o Hino Nacional sendo interpretado por Valéria Barcellos.
A prefeitura montou a tenda Rio Sem Preconceito entre as ruas Sá Ferreira e Souza Lima, oferecendo serviços como informações sobre direitos da comunidade LGBTI+, atendimento jurídico e pré-inscrições para programas de educação e saúde voltados para pessoas trans e não binárias. A segurança do evento será reforçada, com 430 agentes da Guarda Municipal e 1.448 policiais militares, além do monitoramento da área com 200 câmeras e um drone. A Companhia de Engenharia de Trânsito (CET-RIO) implementou interdições na Avenida Atlântica e recomenda que o público utilize transporte público.
Para garantir o bom andamento do evento, a Comlurb realizará a limpeza da orla com 380 trabalhadores e 1.000 contêineres para o descarte correto de resíduos. O MetrôRio também funcionará até as 23h, com operações reforçadas nas linhas 1 e 2, e a Polícia Militar contará com helicóptero e ambulância para monitoramento e apoio à segurança durante a Parada.
Fonte e Foto: Agência Brasil