A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro iniciou, nesta quinta-feira (26), a distribuição da vacina antimeningocócica ACWY para os profissionais de saúde da cidade. A medida visa aproveitar as 11 mil doses restantes do imunizante, que têm vencimento previsto para o final de janeiro de 2025. A vacina, que protege contra quatro sorotipos da doença meningocócica (A, C, W e Y), é normalmente indicada para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, além de pessoas com HIV e transplantados.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a liberação da vacina para os profissionais de saúde é uma medida excepcional, já que as doses disponíveis são de difícil acesso. “O momento de vacinar é agora. Esta é a grande oportunidade de conseguir tal proteção”, destacou.
A meningite é uma infecção das meninges, membranas que envolvem o cérebro, e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como vírus e bactérias. A vacina é uma importante medida de prevenção. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômito, convulsões e sangramentos. A doença pode evoluir rapidamente, e em caso de sinais, é recomendado procurar uma unidade de emergência.
Fonte e Foto: Agêmcia Brasil