quarta-feira, 27 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

As cidades do Rio de Janeiro e Niterói formalizaram nesta quarta-feira (27) uma candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O projeto foi entregue pelos prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e Rodrigo Neves (Niterói) à Panam Sports, entidade responsável pela organização do evento. A decisão final sobre a sede será tomada em 2025, durante a assembleia geral da organização.

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da candidatura e a experiência das duas cidades na realização de grandes eventos internacionais. “A nossa candidatura não é uma aventura. Estamos falando da união de duas das mais importantes cidades do Brasil para realizar o Pan-Americano. Temos plena confiança no sucesso e vamos demonstrar a nossa capacidade conjunta em realizar grandes eventos, como já fizemos com o Pan 2007, a Copa 2014, além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, afirmou Paes.

Carta de intenção ao COB

Além de entregar o projeto à Panam Sports, Rio e Niterói também anunciaram que, na próxima semana, irão formalizar a candidatura oficialmente ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), apresentando a carta de intenção para concorrer à sede do evento. O prefeito Rodrigo Neves, de Niterói, também se mostrou confiante na candidatura. “Tivemos uma reunião muito produtiva com dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro e da Panam Sports. Na próxima semana, vamos formalizar a carta de intenção. Será muito bom para o Brasil, para o esporte e o desenvolvimento de nossas cidades e do Estado do Rio”, disse Neves.

Com a entrega da carta ao COB, a entidade será responsável por coordenar o processo de escolha da cidade brasileira que representará o país na disputa pela sede dos Jogos. Vale destacar que o Brasil só pode apresentar uma candidatura, e a cidade de São Paulo também oficializou a sua intenção de sediar o evento.

Próxima etapa

Até o final de janeiro de 2025, o Comitê Olímpico do Brasil terá de tomar uma decisão entre as duas candidaturas. O anúncio da cidade escolhida para representar o Brasil na disputa será feito antes do prazo final, e o país terá, então, uma representante para competir com outras cidades latino-americanas pela realização do Pan 2031.

A candidatura do Rio e Niterói reforça o legado dos grandes eventos esportivos realizados no Brasil e destaca a capacidade das duas cidades em receber competições de nível internacional, consolidando o Rio de Janeiro como um dos principais destinos para o esporte global.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version