A Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), uma iniciativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), fechou o ano de 2024 com o lançamento do seu 5º volume completo. Com periodicidade anual, a publicação eletrônica adota um fluxo contínuo de recebimento de artigos e visa divulgar conhecimentos e pesquisas científicas relevantes sobre o planejamento e gestão de recursos hídricos.
A RMRH se tornou um espaço importante para a disseminação de artigos científicos e notas técnico-científicas, abordando temas variados ligados ao uso e à preservação dos recursos hídricos. Para Camila Lacerda, assessora de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Igam, a revista tem sido um instrumento essencial para o aprimoramento das políticas públicas de água no Brasil. “A proposta é conhecer e divulgar a produção de conhecimento relacionado à temática, a partir de diferentes abordagens ou subtemas, contribuindo assim para a gestão das águas”, afirmou.
5º Volume: destaques e produção científica
O 5º volume da revista traz 11 trabalhos científicos publicados, provenientes de 4 estados brasileiros, refletindo a diversidade de abordagens no campo da gestão hídrica. O processo editorial contou com a colaboração voluntária de 42 avaliadores ad hoc, que contribuíram para garantir a qualidade técnica das publicações.
Entre os artigos publicados, estão temas variados, que abrangem desde a avaliação de aquíferos cársticos até a análise dos impactos das mudanças climáticas na segurança hídrica. Alguns dos principais trabalhos publicados são:
- “Avaliação de correlação entre superexploração de aquífero cárstico e sismicidade na região do Alto Verde Grande”
- “30 anos de planos de recursos hídricos no estado do Rio Grande do Sul: uma avaliação sobre as ações e alternativas de implementação”
- “Histórico da qualidade da água na calha principal da bacia do rio Pomba, MG através do índice IQA-CCME”
- “Vulnerabilidade aquífera das Suprams Leste Mineiro e Jequitinhonha – MG”
- “Segurança hídrica e mudanças climáticas: uma caracterização hidrológica para a bacia do rio Verde Grande”
- “Detecção de E. coli em amostras de água da Universidade Vale do Rio Doce em Governador Valadares – MG”
Esses artigos não apenas discutem questões técnicas sobre a qualidade e segurança hídrica, mas também analisam os impactos sociais e ambientais relacionados ao uso da água, reforçando a importância de políticas públicas eficazes para a gestão desse recurso vital.
Submissão de trabalhos científicos
A RMRH está aberta para a submissão de novos artigos científicos e notas técnico-científicas. Para submeter um trabalho, os autores devem garantir que a contribuição seja original e inédita, não estando em avaliação por outras publicações. Além disso, os artigos devem seguir as diretrizes para autores, disponíveis na página da revista.
Entre os critérios para submissão, destaca-se a necessidade de formatação no formato Word e a observância dos requisitos bibliográficos estabelecidos pela publicação. Mais informações sobre as diretrizes e estrutura dos artigos estão disponíveis na aba “Submissões” no site da revista.
Visibilidade e reconhecimento
A Revista Mineira de Recursos Hídricos tem ganhado crescente visibilidade, estando atualmente indexada em 16 plataformas e indexadores, tanto nacionais quanto internacionais, como o Google Acadêmico, Latindex e PKP Index. A presença da revista em tais plataformas amplia seu alcance e facilita o acesso a pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área.
Com as informações e foto do Igam