A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro deu a autorização para seis navios de cruzeiro fundearem em frente à Praia de Copacabana, zona sul da cidade, durante a celebração do réveillon. A medida faz parte da organização da festa de Ano Novo, que promete reunir milhares de pessoas e diversas embarcações nas águas da praia.
Além dos grandes navios, a previsão é que entre 200 e 300 embarcações de menor porte, como barcos de esporte, turismo náutico e transporte de passageiros, também possam ancorar nas imediações de Copacabana para acompanhar a tradicional queima de fogos de artifício. No entanto, para garantir a segurança e o bom andamento da festa, as embarcações interessadas em participar devem solicitar inspeção à Capitania dos Portos.
As inspeções ocorrerão até o dia 30 de dezembro e envolverão a checagem de documentos, itens de segurança e o cumprimento da lotação de cada embarcação. “Essa inspeção envolverá a verificação de documentos, de itens de segurança, do cumprimento da lotação de cada embarcação”, explicou o capitão dos Portos do Rio de Janeiro, comandante Luciano Calixto.
A segurança das embarcações também será reforçada no dia 31, com a realização de testes de bafômetro nos condutores antes que se aproximem de Copacabana. “O condutor receberá uma pulseira de zero álcool e a embarcação será liberada para navegar”, afirmou Calixto, destacando que o controle rigoroso busca evitar incidentes nas águas.
Além das embarcações de recreio e turismo, a Capitania dos Portos também realizará inspeções nas dez balsas responsáveis pela queima de fogos, que terá duração de 12 minutos, a partir da meia-noite. Estas balsas serão posicionadas mais próximas à praia, seguidas pelos rebocadores, barcos de apoio e embarcações da Marinha. Em um espaço mais afastado, estarão os seis navios de cruzeiro, que foram autorizados a participar da festa e proporcionarão uma vista privilegiada para os passageiros.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Júlio Guimarães / Riotur