Na última reunião conjunta do Centro de Operações de Emergência (COE) e do Comitê Municipal de Enfrentamento ás Arboviroses, ocorrida na quarta-feira, 29/01, representantes de diversos segmentos da Saúde se reuniram para discutir ações estratégicas no enfrentamento de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
Durante o encontro foram apresentados os últimos dados epidemiológicos do município, a situação das arboviroses a nível nacional, estadual e regional. Falou-se do aumento no número de casos em determinadas regiões e do estado de alerta municipal em função do médio índice de infestação em Turmalina, quando idealmente deveria estar baixo. Com base nas informações foram enfatizadas medidas emergenciais, incluindo o reforço nas ações de controle do mosquito Aedes aegypti, intensificação das campanhas de conscientização e ampliação de campanhas informativas.
Além disso, os participantes abordaram a importância da integração entre diferentes setores como saúde, saneamento, meio ambiente e educação para garantir a eficácia das ações preventivas. Também foram debatidas novas estratégias de monitoramento e resposta rápida a surtos, visando reduzir a incidência e a gravidade das arboviroses.
Ao final da reunião ficou estabelecido um cronograma de reuniões e monitoramento contínuo da situação epidemiológica, reforçando o compromisso com a proteção da população e a redução dos impactos das arboviroses para a comunidade.
Fonte e foto: Prefeitura de Turmalina