O Conselho Municipal Defesa e Conservação do Meio Ambiente e Políticas de Saneamento (CODEMA) convocou a população de São Tome das Letras para a Reunião Ordinária realizada na Casa dos Conselhos na quinta-feira, 17 de outubro de 2024.
Os CODEMAS promovem cidadania, democracia e o convívio entre os interesses dos diferentes setores da sociedade. Além disso, incentiva a criação de políticas públicas municipais de conservação ambiental e a ampliação e melhoria na gestão de áreas protegidas municipais e Unidades de Conservação, entre muitos outros benefícios.
Qual é a função dos CODEMAS?
Algumas das atribuições dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente são: propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento; promover a educação ambiental; acompanhar a implementação de UCs (Unidades de Conservação) municipais; receber e apurar denúncias feitas pela população sobre degradação ambiental; e outras mais.
Quem participa dos CODEMAS?
Secretarias municipais, Câmara de Vereadores, sindicatos, entidades ambientais, associações de bairros, grupos de mulheres, jovens e pessoas da terceira idade, entidades de classe, entidades representativas do empresariado; instituições de pesquisa e extensão, movimentos sociais e minorias, instituições de defesa do consumidor e grupos de produtores.
Entre os assuntos tratados foram sobre Meio Ambiente com a construção do Novo Cemitério; programa de manejo de fogo; revisão do Regimento Interno; apresentação dos Projetos, andamentos das ações e assuntos gerais. Também teve destaque no encontro a puta referente ao Saneamento com o andamento das Ações Propostas.
Fonte e Fotos: Prefeitura de São Tomé das Letras