sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Governo de Minas encerrou sua participação na 16ª edição da Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na quarta-feira (25), a comitiva mineira, liderada pelo vice-governador, Professor Mateus, se reuniu com o governo da Califórnia e participou de um debate sobre a descarbonização no setor da construção.

Na conversa com o governo da Califórnia, a comitiva mineira tratou de parcerias, sobretudo na área da agricultura, setor em que a economia do estado norte-americano se destaca. Também foram abordadas na conversa a questão de geração de energia e mercado de carbono. Uma oportunidade para troca de experiências, de acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

“Discutimos um pouco sobre mercado de carbono, para entender as lições aprendidas por eles nesse período e que servem de referência. Falamos, ainda, sobre parcerias para troca de experiências em adaptação, especialmente em segurança hídrica e incêndios florestais”, disse a secretária.

Minas Gerais também protagonizou o debate sobre “Ação em vários níveis: financiamento de emissões zero e edifícios resilientes”. Em seu discurso, Professor Mateus defendeu o uso da sucata para a produção do aço em substituição ao ferro e lembrou que o maior fabricante de ferro do estado utiliza 70% de sucata.

O vice-governador também destacou a importância de os setores público e privado andarem lado a lado em prol da descarbonização. Ele exemplificou sua afirmação ao falar da transição energética em Minas, citando o fato de o estado ter atingido a marca de 9 GW de potência fiscalizada em energia solar fotovoltaica, superando mais de 150 países.

“Eu sempre destaco que fizemos nosso Plano de Ação Climática (PLAC-MG) com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Assinamos o compromisso Race to Zero com essas duas federações. Elas estavam conosco quando definimos as metas e quando decidimos como iríamos implementá-las”, relatou.

Semana do Clima de Nova Iorque

Desde o último domingo (22), quando foi realizada a abertura da Semana do Clima de Nova Iorque, a comitiva mineira participou de diversas discussões sobre os mais variados assuntos, como descarbonização, transição energética e financiamento. Durante os painéis, Minas teve a oportunidade de mostrar suas principais ações para combater os efeitos das mudanças climáticas, além de trocar experiências com outros países.

“Temos que continuar esse trabalho de trazer as experiências para cá, aprender com o que está sendo feito no resto do mundo para que possamos garantir as metas de neutralização de carbono ao longo dos próximos anos”, concluiu Professor Mateus.

A Semana do Clima é um dos principais eventos da agenda climática mundial, organizado pelo Climate Group, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Sua importância se dá, ainda, por ser considerada um preparativo para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que neste ano acontecerá no Azerbaijão, em novembro.

Anualmente, a Semana do Clima reúne líderes mundiais e representantes de diversos países e estados nas áreas de negócios, governo, sociedade civil e setor climático.

Fonte: Sisema

Foto: Divulgação / Sisema

Compartilhe:
Exit mobile version