Brasil e EUA reforçam parceria em segurança de produtos de consumo
Na terça-feira (17/9), a delegação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em missão nos Estados Unidos, se reuniu com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC), agência responsável por regular a segurança de produtos de consumo no país norte-americano.
A CPSC desempenha atividades semelhantes às desenvolvidas pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro.
O objetivo da reunião foi estreitar a cooperação técnica entre os órgãos.
Pela manhã, o encontro foi realizado no Centro Nacional de Ensaios e Avaliação de Produtos (NPTEC), referência no mundo em ensaios de conformidade para produtos de consumo regulados pela Comissão. Durante a visita, foram conhecidos diversos laboratórios, como os de química, flamabilidade, fogos de artifício e produtos infantis. O NPTEC conta com uma infraestrutura laboratorial de aproximadamente 33 mil metros quadrados.
A delegação também pôde acompanhar ensaios em baterias de íons de lítio, que alimentam bicicletas elétricas, patinetes elétricos e hoverboards, e baterias diversas que alimentam carros elétricos.
À tarde, a delegação do Inmetro se reuniu com o Presidente da CPSC, Alexander Hoehn-Saric, oportunidade em que se aprofundou o debate sobre a a identificação de temas de interesse mútuo para a elaboração de um plano de trabalho conjunto que incluirá a troca de informações sobre requisitos e regulamentos de produtos de consumo, o aprimoramento da vigilância das importações nos portos, a discussão de estratégias para a garantia da segurança de produtos comercializados através das plataformas de comércio eletrônico e um estudo em conjunto a partir da realização de ensaios para avaliar a segurança das baterias de íons de lítio que alimentam dispositivos de mobilidade elétrica.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, afirmou que a reunião foi um passo crucial para consolidar práticas regulatórias eficazes e alinhadas a padrões internacionais: “Não se trata apenas de garantir a segurança dos produtos, mas de fomentar um ambiente onde o avanço tecnológico e a confiança do consumidor coexistam”. O presidente também destacou a importância estratégica da cooperação com os Estados Unidos: “Fortalecer essa parceria é construir pontes para que o Brasil se destaque como referência em qualidade e inovação”, concluiu.
A delegação do Inmetro em missão nos Estados Unidos é composta pelo presidente, Márcio André Brito; o coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Antonio da Paz Cruz; o chefe de gabinete, Alexandre Costa e Silva; a gerente de projetos, Alícia Bentes; a chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos, da Diretoria de Avaliação da Conformidade, Alessandra Julião Weyandt; e o pesquisador Paulo Coscarelli, da Divisão de Cooperação Técnica Internacional.
Fonte e Foto: Agência Gov