As obras de reforma e revitalização das primeiras dez estações da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte estão em fase final e têm previsão de conclusão para março deste ano. As intervenções, que abrangem desde a modernização de estruturas até a melhoria da acessibilidade, fazem parte do cronograma de entregas previstas no contrato de concessão firmado entre o Governo de Minas Gerais e a Metrô BH. Este contrato, que envolve a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), visa aprimorar a qualidade do transporte público, com um investimento total de R$ 190 milhões nas 19 estações que compõem a Linha 1.
As dez primeiras estações reformadas — Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho — passaram por uma série de melhorias que impactam diretamente a experiência dos passageiros. As intervenções incluem a reforma de coberturas, pisos, bilheteiras e áreas operacionais, além da construção de banheiros, salas de primeiros socorros e bicicletários. A modernização da iluminação e sinalização também é parte do processo, proporcionando um ambiente mais seguro e eficiente.
A acessibilidade, um dos pontos centrais do projeto, recebeu uma atenção especial. As estações estão sendo equipadas com mapas táteis, banheiros acessíveis, totens com mapas em braile e uma revitalização completa do piso tátil, garantindo um deslocamento mais inclusivo para pessoas com deficiência. “Tenho ficado satisfeito com as reformas. Percebi melhorias na mobilidade, nas cadeiras, nas pinturas, nas faixas para deficientes, principalmente, e também a reforma das escadarias. Tudo isso melhorou”, disse André Luiz Reis Campos, passageiro da estação Calafate, que elogiou as melhorias visíveis na infraestrutura.
Enquanto a primeira fase das obras se aproxima de sua conclusão, a reforma das outras nove estações da Linha 1 continua em andamento, com previsão de entrega para março de 2026. Entre as estações que receberão melhorias estão Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. Além dessas reformas, o projeto também inclui a construção da nova Estação Novo Eldorado, a total reestruturação do Pátio São Gabriel e a continuidade das obras da Linha 2, que terá um impacto significativo na ampliação do sistema de metrô, com a construção de novas estações e extensão de 10,5 quilômetros de trilhos. As obras da Linha 2 já começaram, com a revitalização das estações Amazonas e Nova Suíça.
Pedro Calixto, secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, destacou os avanços do projeto. “Estamos no segundo ano do contrato de concessão e já começamos a ver as grandes entregas se concretizando, como a reforma das estações, o início das tão aguardadas obras da Linha 2 e a aquisição de 24 novos trens mais eficientes e modernos”, afirmou.
A expansão do metrô de Belo Horizonte não apenas melhora o transporte urbano, mas também traz benefícios ambientais e de qualidade de vida. A expectativa é de que, com a conclusão das obras, o metrô passe a transportar cerca de 213 mil passageiros diariamente, o que representa uma redução significativa no tempo de espera e no tempo de viagem, além de uma experiência mais rápida, segura e confortável.
As obras não se limitam às estações. A modernização do Metrô BH abrange também a revitalização da rede aérea de alimentação elétrica dos trens, com a substituição de fios, postes de sustentação e chaves de energia. A via permanente também está sendo revitalizada, com a troca de trilhos, aparelhos de mudança de via (AMVs), dormentes de concreto e madeira, e a substituição do lastro (camada de pedra britada), garantindo maior segurança e eficiência operacional para o transporte público da capital e da Região Metropolitana.
Com as informações da Agência Minas
Foto: Seinfra / Divulgação