As unidades da Receita Federal no Sul de Minas agora oferecem atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para garantir maior acessibilidade a contribuintes com deficiência auditiva. A Delegacia da Receita Federal em Varginha foi a responsável pela implantação dessa iniciativa, que abrange as 11 agências da região.
Entre os meses de abril e outubro, o analista tributário Valmir Paulino Benício visitou todas as unidades da Receita Federal no Sul de Minas, capacitando funcionários e servidores nas principais saudações e sinais em Libras. Após o treinamento inicial, foram realizados atendimentos simulados com contribuintes voluntários, utilizando o serviço de tradução por meio de vídeo.
Nos atendimentos, um intérprete de Libras da Receita Federal de Belo Horizonte, Rosilene de Fátima Leite, com o auxílio da estagiária Maria Mariella de Lima Rosa, orienta o contribuinte, que é atendido pelo servidor local. O atendimento por vídeo permite que a demanda seja resolvida de maneira eficiente e sem barreiras de comunicação.
As agências da Receita Federal que agora oferecem o atendimento em Libras estão localizadas em Alfenas, Campo Belo, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço e São Sebastião do Paraíso. Além disso, os atendentes do Centro de Atendimento ao Contribuinte de Varginha também foram treinados para utilizar a língua de sinais no atendimento.
De acordo com Valmir Paulino Benício, a implementação do projeto Libras é uma “honra e realização para a Receita Federal, pois “demonstra maior aproximação da Receita Federal com os cidadãos e nosso compromisso com a Cidadania Fiscal”. O projeto é um passo importante na promoção da inclusão social e visa facilitar o acesso dos contribuintes com deficiência auditiva aos serviços prestados pela Receita Federal.
As unidades da Receita Federal no Sul de Minas realizam atendimentos para CPF e Microempreendedores Individuais (MEIs) de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O atendimento em Libras está disponível nesses horários, proporcionando a inclusão e acessibilidade para todos.
Fonte: Receita Federal
Foto: Freepik