Durante as férias, a Arteris Fernão Dias está intensificando a conscientização sobre o uso do cinto de segurança e a realização de campanhas educativas direcionadas aos motoristas, passageiros e motociclistas. De 16 a 21 de julho, foram realizadas 9 ações de conscientização em todo o trecho da rodovia BR-381, com foco no uso correto do cinto de segurança. A ação “Tô de cinto, tô seguro” é realizada pela equipe de Operações e de Responsabilidade Social simultaneamente.
A conscientização também se estende aos motoristas de veículos pesados com a realização de ações específicas: Serra Segura e Acorda Motorista, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Além do uso do cinto, também foram ressaltados cuidados com a manutenção veicular, risco da direção com sonolência e evasão de pedágio. Ao todo, mais de 1400 usuários foram abordados nesta semana. E a campanha Férias Seguras continua ao longo do mês de julho.
Conheça algumas dicas para o bom uso do cinto de segurança:
1- Sempre o utilize: mesmo que a sua viagem seja curta e rápida, não deixe de colocá-lo!
2- Cinto torto: arrume-o antes de trafegar.
3- Deixe-o sobre o ombro: no caso do cinto de segurança de 3 pontos, não o deixe perto da face ou pescoço. Isto pode agravar um problema causado por uma freada brusca ou acidente!
4- Posição do cinto abdominal: deve estar inserido na região pélvica, com uma folga de 3 centímetros.
5- Banco traseiro: todos os passageiros, inclusive aqueles que estão no banco traseiro, devem usar o cinto!
No caso das crianças:
Assento conversível: crianças de até um ano de idade e até 13 kg, posicionado no sentido contrário ao painel do veículo até a criança completar 1 ano de idade.
Cadeirinha: crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg, posicionada de frente para o painel do veículo.
Assento de elevação: crianças de 4 a 10 anos de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg, sempre conectado ao cinto de três pontos.
Banco traseiro e dianteiro somente com o cinto de segurança: crianças com mais de 10 anos de idade e/ou estatura superior a 1,45 m.
As ações estão sendo reforçadas nos painéis digitais de mensagem fixos, além de sinalização com cones em pontos específicos com maior risco de acidentes, para a redução de velocidade.
Fonte e fotos: INSS