A Receita Federal, o CEFET/MG e a Secretaria de Educação de Varginha iniciaram um projeto inovador de automação e robótica para escolas, com previsão de implantação no segundo semestre de 2025. Desenvolvido pelo professor Juliano Coelho Miranda, do Departamento de Mecatrônica do CEFET/MG – Campus Varginha, o projeto utiliza equipamentos de TV Box transformados em minicomputadores, juntamente com um módulo eletrônico, para possibilitar a automação de processos e o controle de robôs.
A iniciativa integra o Programa Além do Horizonte, da Receita Federal, que busca soluções sustentáveis para o reaproveitamento de equipamentos TV Box apreendidos, promovendo a reutilização da tecnologia e evitando o descarte inadequado desses dispositivos como lixo eletrônico.
A implantação do projeto foi aprovada pela Secretária de Educação de Varginha, Juliana de Paula Mendonça, pelo Prefeito Leonardo Ciacci e pelo Diretor do CEFET/MG – Campus Varginha, Prof. André Rodrigues Monticelli. Inicialmente, o projeto será implementado no Centro de Educação Integral de Varginha (CEIV), com o objetivo de fomentar o aprendizado prático em programação, automação e robótica. O CEIV atende aproximadamente 720 alunos de diversas escolas públicas do município, oferecendo atividades educacionais complementares.
A execução do projeto ficará a cargo do professor Juliano Coelho Miranda, do CEFET/MG, e das coordenadoras do CEIV, professoras Giseli Mendes e Eliana Prado.
“Estamos iniciando a segunda fase do Programa Além do Horizonte, na qual replicaremos os projetos aprovados em parceria com instituições de ensino. Temos certeza de que esta iniciativa será um sucesso.”
— Eduardo Antônio Costa, delegado da Receita Federal no Sul de Minas e auditor-fiscal.
“Com essa iniciativa, buscamos não apenas ensinar conceitos técnicos, mas também oferecer oportunidades, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, preparando-os para desafios reais pertinentes às inovações tecnológicas”, afirma o professor Juliano Coelho Miranda, do CEFET/MG – Campus Varginha.
“Essa parceria reforça o compromisso do CEFET/MG – Campus Varginha em colaborar com a formação dos estudantes de nossa cidade e região. Este projeto possibilitará a acessibilidade dos estudantes a um conhecimento técnico sobre programação, automação e robótica, além de contribuir para a sustentabilidade, oferecendo uma outra alternativa para as TV Box apreendidas, além daquelas já utilizadas na primeira fase do Programa Além do Horizonte”, afirma o diretor do CEFET/MG – Campus Varginha, André Rodrigues Monticelli.
O Programa Além do Horizonte faz parte do Programa Receita Cidadã, que busca alternativas sustentáveis para a destinação e transformação de mercadorias com ecoeficiência e responsabilidade social.
Saiba mais: https://sway.office.com/axFwPvYKltAbyiJ3?ref=Link.
Sobre o Projeto: Módulos GPIO para a Automação de Processos e o Controle de Robôs por meio de uma Tv Box
O projeto tem como objetivo desenvolver módulos de GPIO (General Purpose Input/Output – Entrada/Saída de Propósito Geral) para a automação de processos e o controle de robôs por meio de equipamentos de TV Box, oferecendo uma alternativa econômica às plataformas convencionais, que apresentam altos custos e dificultam o acesso das instituições educacionais a experiências práticas em tecnologia.
Ao possibilitar a comunicação entre dispositivos computacionais e o ambiente externo por meio de sinais elétricos, o primeiro módulo proposto viabiliza aplicações como o controle de semáforos, braços robóticos e robôs seguidores de linha, conforme demonstrado pelo Prof. Juliano Coêlho Miranda, do CEFET/MG Campus de Varginha, em apresentação à Receita Federal do Brasil (RFB).
Atualmente, o projeto encontra-se na fase de desenvolvimento da placa de circuito impresso de um módulo GPIO que permite o controle de algumas entradas e saídas digitais. Com perspectivas de desenvolvimento de futuros módulos que ampliarão o número de entradas e saídas, incluirão sinais analógicos e permitirão a comunicação via protocolo I2C, espera-se contribuir para superar as barreiras de aquisição de hardware de prototipagem e fomentar o aprendizado prático em programação, automação, robótica e inteligência artificial.
Fonte e fotos: Receita Federal