Raicca Ventura e Augusto Akio colocaram o skate do Brasil no topo do mundo, com os títulos no feminino e masculino, respectivamente, do Mundial de Skate Park Roma 2024. Na pista “The Spot”, em Óstia, nos arredores da capital italiana, os brasileiros não deram chances. Para além das vitórias, a segunda colocação entre os homens acabou com Pedro Barros – o Brasil contou com quatro dos oito finalistas.
Um domingo que entra para a história, com Raicca se tornando a primeira skatista brasileira a vencer um campeonato do mundo na variante park. Na semana passada, Rayssa Leal foi campeã mundial no street. Para Akio, o topo do pódio coroa uma excelente temporada 2024 que contou com medalha Olímpica (bronze em Paris).
Raicca faz história no Skate Park
Única brasileira entre as finalistas, Raicca fez 89.68 na volta inicial e assumiu a liderança provisória. Ao voltar para a segunda apresentação, fez ainda melhor. Aproveitou toda a pista e sua consistência, junto com o grande repertório de manobras, a paulista de 17 anos marcou 93.73. Uma nota que esteve longe de ser superada, garantindo um título inédito para o skate brasileiro. Finalista Olímpica em Paris 2024, KUSAKI Hinano (JPN) ficou em segundo lugar e Naia Laso (ESP), em terceiro.
“Obrigado, estou muito feliz, meus pais são muito importantes para mim, amo muito vocês. Obrigado por toda a torcida e todos que me dão apoio. Se eu ficasse em segundo lugar, eu estaria feliz, mas eu venci e estou ainda mais feliz”, comentou Raicca para a transmissão da World Skate.
Um ano de conquistas para Augusto Aiko
Bronze em Paris 2024, Augusto Akio assegurou dobradinha brasileira em Roma com o título no torneio masculino. Na última e terceira tentativa, o curitibano mostrou muito equilíbrio e arrojo, sustentou toda a volta, fazendo 93.53 no Mundial de Skate Park na capital italiana.
Medalhista de prata em Tóquio 2020 e quarto colocado em Paris 2024, o catarinense Pedro Barros conquistou a segunda colocação na segunda volta, com 90.72. Viktor Solmunde (DEN) completou o pódio, com 90.58.
“Neste ano, um primeiro lugar, estou muito feliz em carregar a bandeira brasileira e meus valores. Se eu estou aqui é porque tenho o apoio de todo o skate brasileiro, minha família e meus amigos. Se eu estou aqui hoje é por causa deles”, comentou Akio para a World Skate logo após a conquista.
Fonte: Olympics
Foto 1: Kenji Haruta