Antecipando a campanha do Laço Branco, realizada em dezembro para sensibilizar os homens no engajamento ao combate à violência contra a mulher, as funcionárias da unidade 3 do Programa de Saúde da Família (PSF3) promoveram ação de esclarecimento e de prevenção a este grave problema de violência, em São Vicente de Minas.
O trabalho, realizado no dia 30 de novembro, alertou para os cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. A ação reafirmou também que o tema requer atenção permanente, e não apenas no mês de dezembro
Violência física é qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. Atos de violência psicológica são os que causam dano emocional e afetem a autoestima; prejudiquem e perturbem o pleno desenvolvimento da mulher; ou visem a degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.
A violência sexual é caracterizada pelo constrangimento a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força. A patrimonial inclui ações que configurem retenção, subtração, destruição parcial ou total dos objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores da mulher e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.
Entre os atos de calúnia, difamação ou injúria que caracterizam a violência moral, estão acusação de traição, emissão de juízo moral sobre a conduta da mulher, críticas mentirosas, exposição da vida íntima, ofensa por meio de xingamentos que incidem sobre a sua índole e a desvalorização da vítima pelo seu modo de se vestir.
Fonte e fotos: Prefeitura de São Vicente de Minas