Neste domingo, 1º de dezembro, os estudantes universitários inscritos no Prêmio Capes Talento Universitário realizaram a prova em 60 cidades de todo o Brasil. O objetivo da iniciativa, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), é premiar os mil primeiros colocados com R$ 5 mil cada. Além disso, 50 premiações serão reservadas para pessoas com deficiência.
Criado para reconhecer o desempenho acadêmico dos estudantes, o prêmio visa também subsidiar estudos e pesquisas universitárias, incentivando a formação de alunos matriculados em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, além de instituições militares.
Podem participar estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 e ingressaram no ensino superior em 2024, independentemente da área do conhecimento ou da modalidade de ensino (presencial ou a distância).
A prova teve início às 14h, após a abertura dos portões às 13h, e foi composta por 80 questões, com término previsto para as 18h30. O resultado final, com a divulgação dos premiados, será publicado no dia 31 de janeiro de 2024.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Marcos Santos / USP Imagens