Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizaram um protesto em Belo Horizonte, bloqueando a Avenida Afonso Pena, na Região Centro-Sul, e interrompendo o trânsito em frente à Prefeitura. O protesto foi contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, localizada no Barreiro, que existe desde 2012 e tem sido gerida pela comunidade com infraestrutura básica, como água, luz, saneamento e equipamentos comunitários como a Creche Tia Carminha e o Centro Cultural Minha Quebrada.
Segundo fontes do Executivo, os manifestantes tentaram entrar na sede da PBH, mas foram impedidos por guardas municipais. O bloqueio causou reflexos no fluxo de veículos nos dois sentidos da via, afetando o tráfego em direção ao Centro e à Savassi. Agentes da BHTrans adotaram um esquema de desvio semelhante ao utilizado durante a Feira Hippie aos domingos.
Durante a manifestação, dois participantes foram presos por tentativa de invasão, desacato, desobediência e incitação, conforme informações da Guarda Municipal.
O MLB alega que a ocupação Eliana Silva possui regularização em diversos serviços essenciais, mas foi surpreendido por um despacho da juíza Rafaela Kehrig que determinou a reintegração de posse. O movimento argumenta que o processo estava suspenso desde 2014, e que a tentativa de mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em janeiro deste ano não teve a adesão do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte, que não compareceram à audiência nem se manifestaram no processo.
Com as informações do MLB Minas Gerais
Fotos: Reprodução / Redes Sociais