O Projeto Viver Bem tem se destacado por promover qualidade de vida e bem-estar para a população idosa com uma programação diversificada que se estende por toda a semana. As atividades têm início sempre com um café da manhã às 07h30, proporcionando um momento de socialização e preparação para o dia.
A equipe do projeto é formada por Cibele Martins – Coordenadora; Lauriane – Professora; Cândida – Auxiliar de Serviços; Sandra – Cozinheira; Rosemar – Professor de Educação Física; Tauane – Professora de Educação Física; Maria Luíza – Artesã e Lucas – Coral.
Na segunda-feira, após o café, os participantes são convidados para uma sessão de ginástica com a instrutora Tauane às 8h. Em seguida, às 8h30 ocorre uma aula de artesanato focada em pintura em caixa, conduzida por Maria Luíza, estimulando a criatividade e a coordenação motora.
Na terça-feira, além do café da manhã às 7h30, há uma caminhada ao redor do lago com a instrutora Tauane às 8h, incentivando a prática de atividade física em meio à natureza. Às 9h, a psicóloga Andreza conduz uma palestra voltada ao bem-estar emocional, proporcionando suporte e momentos de reflexão aos participantes.
A quarta-feira começa com o café da manhã às 7h30, seguido de uma sessão de alongamento às 8h com o professor Rosemar, ideal para melhorar a flexibilidade e aliviar tensões musculares. O dia se encerra com um animado jogo de bingo às 10h, promovendo diversão e interação entre os participantes.
Na quinta-feira, os idosos retomam as atividades com o café da manhã às 7h30. Às 8h, Maria Luíza realiza uma aula de pintura em tecido, permitindo que os participantes explorem técnicas diferentes de artesanato.
A sexta-feira começa com o café da manhã às 7h30 e segue com uma aula de bordados e produção de tapetes e crochê às 8h, ministrada por Maria Luíza, estimulando habilidades manuais. Simultaneamente, também ocorre um ensaio de coral com Lucas, uma oportunidade para os participantes exercitarem a voz e desfrutarem da música em grupo.
Além das atividades programadas, todos os dias há a escolinha que conta, atualmente, com sete idosos participantes. Esta iniciativa visa oferecer inclusão educacional e estimular o desenvolvimento intelectual, garantindo que todos tenham acesso ao aprendizado, independentemente da idade.
Comemorações Especiais
O projeto celebra os aniversários dos participantes de forma trimestral, com bolo doado pelo empresário Eder Som e é realizada uma festinha para celebrar essas datas especiais.
No momento, o projeto tem 90 idosos matriculados, com idades que variam entre 62 a 96 anos.
Eventos Marcantes do Projeto
Uma das atividades mais aguardadas pelos participantes é a apresentação da quadrilha na abertura do Juninão. Além disso, o baile que acontece durante a Semana do Idoso é outro momento de grande expectativa. Durante essa semana especial, há a escolha do rei e da rainha e os participantes se divertem com muito forró. A Semana do Idoso já faz parte do calendário do projeto, e, desde o início do ano, os preparativos para essa comemoração são motivo de alegria e grandes expectativas para todos.
O Projeto Viver Bem valoriza o convívio social, a prática de atividades físicas e artísticas e proporciona suporte emocional e educacional, contribuindo para o bem-estar integral dos idosos.
Endereço: Rua São Francisco de Sales, n. 452, bairro Nossa Senhora Aparecida.
Fonte e fotos: Prefeitura de Frutal