Empreender pode ser uma poderosa ferramenta de transformação, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. Mais do que gerar renda, o empreendedorismo oferece autonomia e a oportunidade de construir um futuro melhor.
O Projeto Oportunidade da Defensoria de Minas, por exemplo, é um programa de capacitação profissional que busca promover a empregabilidade, formação e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade. Iniciado em 2022, essa iniciativa oferece, de forma gratuita, diversos cursos de capacitação do Senac, para mulheres assistidas pela DPMG nas unidades de Belo Horizonte, Montes Claros e Ipatinga.
As áreas de formação incluem saúde, beleza, gastronomia, moda, design, gestão, tecnologia, turismo, comunicação, entre outros. O projeto é contínuo e aceita participantes durante todo o ano. A relação completa dos cursos oferecidos pode ser conferida no ato da pré-inscrição.
O objetivo é promover a qualificação profissional de assistidas da Instituição, possibilitando que elas ingressem ou se reinsiram no mercado de trabalho ou até mesmo que obtenham renda extra, por meio de cursos e workshop rápidos e gratuitos, em seguimentos diversos, que desenvolvam habilidades e garantam acesso ao trabalho, ao bem-estar, à dignidade e cidadania.
O projeto é realizado pela DPMG em parceria com o Instituto Por Elas e o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Minas).
Onde se inscrever nas Unidades da DPMG
- Belo Horizonte –Rua dos Guajajaras 1.707, 2º andar, bairro Barro Preto
- Ipatinga –Rua Poços de Caldas 69, 2º andar, bairro Centro
- Montes Claros –Rua Espírito Santo 110, bairro Ibituruna
Fonte: DPMG
Foto: Ali Alcántara / Pexels