O Sistema Faemg Senar, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, comemora o lançamento do projeto de Compras Coletivas. O piloto, que está na fase de construção com sindicatos e representantes da classe, promete revolucionar a forma como os produtores rurais adquirem insumos. A iniciativa visa garantir preços mais competitivos e produtos de qualidade, proporcionando mais economia, suporte e competitividade aos produtores mineiros.
Ações de compras coletivas já são realidade para grupos de produtores que se mobilizam em busca de melhores preços, contudo, com o novo projeto, a prática será aprimorada, garantindo ainda mais benefícios e orientação por meio dos técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar.
Construção conjunta
O diálogo com os sindicatos começou com visitas a Paulo Cândido e Curvelo. Nesta última, realizada na última quinta-feira (19/9), cerca de 30 produtores rurais, um parceiro especializado em negociação e logística e representantes da classe participaram do encontro conduzido pelo gerente executivo do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES), Bruno Rocha de Melo. “Sabemos que é uma pauta de grande impacto. Nosso objetivo é estabelecer um modelo de projeto, executar as primeiras compras nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura, criar uma curva de aprendizado e escalar a nível estadual”, afirmou.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Thiago Guimarães, o projeto é um importante passo para que os produtores possam aumentar sua rentabilidade e competitividade no mercado. “Acreditamos nesta parceria como um marco para o desenvolvimento do agronegócio em nossa região”, destacou.
Próximos passos
O projeto seguirá com visitas a outras cidades para apresentar a proposta a um número maior de produtores e adaptar o modelo às diferentes realidades de cada região. A expectativa é que, após a fase piloto, ele seja expandido para todo o estado, alcançando milhares de produtores rurais nas demais áreas do segmento.
Fonte e Foto: Faemg-Senar