domingo, 15 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Contrato Operacional Específico (COE) voltado para a criação da linha férrea entre Minas e Rio foi formalizado na quarta-feira (11), em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; a presidente da Oscip Amigos do Trem, Cyntia do Nascimento; prefeitos; representantes da ANTT e de organizações privadas.

Inicialmente, o trem turístico partirá de Chiador, em Minas Gerais, passando por Sapucaia e finalizando em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. O trajeto cobre uma extensão de 37 quilômetros e pode transportar até 837 passageiros por viagem. No entanto, o projeto original contempla a inclusão de outros cinco municípios mineiros: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, totalizando um percurso de 160 quilômetros.

Os próximos passos incluem a obtenção da autorização da ANTT para que a Oscip assuma a função de operadora ferroviária. Na sequência, serão realizadas inspeções nas locomotivas, nos vagões de passageiros e no trecho entre Três Rios e Sapucaia para avaliar as condições da linha férrea. Caso sejam identificadas necessidades, ajustes e manutenções serão efetuados.

O projeto de conectar os dois estados por trilhos foi idealizado em 2016 por Paulo Henrique do Nascimento, fundador da Oscip Amigos do Trem. Ainda naquele ano, o grupo empresarial Mil, atuante nos setores de supermercados, construção e indústria, contribuiu com R$ 1 milhão para viabilizar a iniciativa.

Uma viagem teste foi realizada em 2018. Os trilhos que serão utilizados pelos trens já serviram, no início do século XX, para o transporte de cargas, especialmente café. Ao longo do percurso, os turistas poderão apreciar belas paisagens, além de elementos históricos e culturais.

O projeto recebeu um aporte de R$ 36 milhões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que também será responsável pela elaboração do plano de recuperação da ferrovia e pelo transporte dos equipamentos da Oscip Amigos do Trem.

 

Com informações: G1

Foto:  FreePik

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