Na segunda-feira (18), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou oficialmente em Santa Bárbara o Projeto Frida, um canal de atendimento virtual e automático a vítimas de violência doméstica e familiar. O acesso ao serviço na região é realizado por meio do WhatsApp (31) 98448-1131.
O evento de lançamento, promovido na Câmara Municipal de Santa Bárbara, contou com a presença do chefe do 12º Departamento em Ipatinga, delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira; do delegado regional em Itabira, Diogo Luna; do delegado em Santa Bárbara, Vitor Amaro; além de representantes do Ministério Público, do Judiciário, do Legislativo e do Executivo.
Frida
A assistente virtual Frida realiza atendimento imediato por meio do WhatsApp, acolhendo denúncias, esclarecendo dúvidas e avaliando o risco da situação relatada. Todo o processo é monitorado por policiais especializados, garantindo agilidade e segurança às vítimas.
O projeto, criado em 2020 durante a pandemia da Covid-19, tornou-se uma ferramenta de grande relevância no combate à violência contra a mulher e na promoção da igualdade de gênero no estado.
Fonte e foto: Polícia Civil