Campos Rupestres, vegetação que reveste os topos das Serras do Ouro Branco e Monumento Natural de Itatiaia, é um tipo de vegetação que foi ignorado pela ciência por muito tempo, mas hoje possuem a importância e o reconhecimento que podem elevá-lo à categoria de bioma.
Um projeto de muita importância vem sendo desenvolvido na cidade de Ouro Branco, visando a reprodução de espécies na Unidade de Pesquisa da Flora Local da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de Ouro Branco.
Além do estudo e reprodução das espécies em estufas, a pesquisa também está realizando trabalhos práticos, voltados à recuperação de áreas que foram degradadas pela extração irregular de material para recobrimento de estradas e processos erosivos.
O projeto piloto está em fase concomitante de reprodução das espécies e de plantio em locais que encontram-se degradados.
O projeto científico é custeado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e fruto de parceria com o IFMG campus Ouro Branco ( @ifmg.ourobranco), a UFV campus Florestal ( @lasp.ufv e @seeds_research ) por meio do Convênio n°05/2024/OB.
Fonte e fotos: Prefeitura de Ouro Branco