O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, na segunda-feira, 14 de outubro, mais uma edição do Programa Casa Aberta, idealizado pela Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom), em comemoração aos 30 anos de atividades na instituição. Voltada ao público externo e interno, a campanha abrange diversas iniciativas da Asscom, como novos canais de comunicação e encontros com diferentes grupos de pessoas.
Café com a imprensa
Nessa segunda-feira, foi realizado mais um ‘Café com a imprensa’, um encontro que acontece no gabinete do procurador-geral de Justiça com jornalistas de veículos de imprensa de Minas Gerais. Sem pauta definida, a reunião tem o objetivo, por meio do diálogo livre e dinâmico, de estreitar as relações do MPMG com a sociedade e colocar a Casa à disposição para atendimento das necessidades de informação de jornais, rádios, TVs e portais de notícias sobre a atuação ministerial. Ontem, o MPMG recebeu jornalistas que participam da cobertura de assuntos relacionados ao meio ambiente.
Entre os principais temas abordados pelos jornalistas foi a repactuação de Mariana; a rodovia do minério, que trata de uma via alternativa à BR-040, por onde trafegam anualmente 2 milhões de caminhões de minério; questões atinentes à atividade mineradora no estado, segurança de barragens e descomissionamento (Lei Mar de Lama); mineração na Serra do Curral.
Participaram do encontro o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, a assessora-chefe de Comunicação Integrada do MPMG, Giselle Borges, os jornalistas Mateus Parreiras, do Estado de Minas, Artur Búrigo, da Folha de São Paulo, Márcia Bueno, da Rádio Inconfidência, Hiram Firmino, da Revista Ecológico, Thyago Henrique, do Diário do Comércio, Vitor Fórneas, do O Tempo, Lucas Mendes, apresentador do programa Manhattan Connection e servidores da instituição.
Casa Aberta
O Programa tem como principal objetivo aumentar a transparência e promover um contato mais direto com a sociedade. A iniciativa visa “abrir as portas” do MPMG para que o público possa entender melhor seu funcionamento e se engajar nas atividades. Entre as ações estão encontros periódicos com a imprensa e com representantes de diferentes comunidades, como povos indígenas, além de uma série de eventos ao longo de 2024.
Uma das principais ferramentas do programa é o canal no WhatsApp, que facilita a comunicação entre o MPMG e os cidadãos. Por meio dele, as pessoas podem obter informações, fazer denúncias, esclarecer dúvidas e monitorar as atividades do Ministério Público mineiro, promovendo uma gestão mais acessível e participativa. Tudo para estreitar ainda mais o vínculo com os mineiros e mineiras.
Fonte e fotos: MPMG