Na quinta-feira, 13 de fevereiro, na sede do CAPS 1, estiveram reunidos profissionais da saúde para discussão da elaboração do novo fluxo de atendimento às demandas de saúde mental do município, enfatizando a Atenção Primária à Saúde.
A Atenção Básica caracteriza-se como porta de entrada preferencial do SUS, formando um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. O objetivo é desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. As intervenções em saúde mental devem promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, orientando-se pela produção de vida e de saúde, sem se restringir à cura de doenças. Isso significa acreditar que a vida pode ter várias formas de ser percebida, experimentada e vivida.
Para tanto, é necessário olhar o sujeito em suas múltiplas dimensões, com seus desejos, anseios, valores e escolhas. Na Atenção Básica, o desenvolvimento de intervenções em saúde mental é construído no cotidiano dos encontros entre profissionais e usuários, em que ambos criam novas ferramentas e estratégias para compartilhar e construir juntos o cuidado em saúde.
O novo fluxograma da rede da Saúde Municipal é mais uma das várias ações que a Administração, juntamente com a secretaria municipal de Saúde, está desenvolvendo para melhor atender a população nas demandas da saúde mental. Estiveram presentes Coordenadores da APS, Pronto atendimento municipal, Unidade mista, psicólogos da E-multi entre outros.
Fonte e fotos: Prefeitura de Santa Vitória