Jessé Máximo Pereira foi eleito presidente, e Fausto Borém, o segundo secretário da gestão 2025-2026
Eleitos para a gestão da Associação Brasileira de Performance Musical (Abrapem), biênio 2025-2026, os professores Jessé Máximo Pereira (presidente) e Fausto Borém (segundo secretário), ambos da Escola de Música da UFMG, integram a nova diretoria da entidade ao lado dos professores Mauren Frey, da Universidade Federal de Pelotas e Ricardo José Dourado Freire, da Universidade de Brasília (UNB).
A Abrapem é uma associação sem fins lucrativos, de cunho eminentemente social, que se dedica à pesquisa e ao ensino da performance musical e tem o objetivo de estimular a interação e o intercâmbio de professores, pesquisadores e profissionais da performance musical de diferentes instituições de ensino de música, promover eventos científicos para divulgação e o intercâmbio de trabalhos e da produção artística e bibliográfica da área.
Segundo o professor Jessé Máximo Pereira, “o primeiro grande desafio da nova diretoria será dar continuidade aos avanços das gestões anteriores e aprimorar o trabalho nas mídias sociais, para dar mais visibilidade às linhas editoriais da Associação, como livros, publicações didáticas, partituras e vídeos e estimular a comunidade a encaminhar propostas originais, interdisciplinares, que se aprofundem em performance e outras áreas do conhecimento”.
Ainda de acordo com Jessé Pereira, a Abrapem, fundada em 2012, vem sendo cada vez mais reconhecida e procurada pelos pesquisadores e profissionais da área. Tanto que, durante o 12º Congresso Internacional– principal fórum da produção de conhecimento acadêmico em performance musical no país –, que se encerra no próximo dia 27 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP), estão sendo apresentados quase cem trabalhos, no formato de comunicações orais, palestras, recitais-palestras e concertos.
A associação também mantém uma linha de publicação de livros com edições digitais e impressas que abordam temas de todo o espectro tradicional de estudos da preparação, realização e avaliação da performance musical.
Jessé Máximo Pereira é coordenador do curso de graduação em Música e docente do Programa de Pós-graduação em Música e conselheiro da Câmara de Graduação e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG.
Fausto Borém é professor titular de Contrabaixo da Escola, fundador da Pós-graduação em Música na UFMG e do periódico Revista Per Musi, o único da área de música indexado na base Scielo.
Fonte: UFJF
Foto: Wagner Sander