domingo, 15 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Bruno Ocelli Ungheri recebeu do Governo de Minas Gerais o Prêmio do Esporte Mineiro, na categoria Destaque Acadêmico. A cerimônia, que aconteceu na última segunda (9), na Sala Minas Gerais da Orquestra Filarmônica, em Belo Horizonte, foi transmitida pela Rede Minas e pela Rádio Inconfidência.

A honraria teve como alicerce o reconhecimento do trabalho de articulação intermunicipal realizado pelo Consotium (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Lazer e do Esporte na Região dos Inconfidentes), que é um projeto institucional de extensão da Universidade vinculado ao Programa ELOS.

A iniciativa se destaca por ser o primeiro consórcio intermunicipal direcionado exclusivamente para as temáticas do lazer e do esporte. A premissa básica do projeto é a cooperação entre instituições públicas com interesses em comum. Entre os objetivos, estão o fortalecimento político para captação de recursos, a instituição de pessoa jurídica para referenciar licitações públicas conjuntas, a participação regional em editais públicos, a oferta de formação continuada e a criação do Centro de Referência para o Desenvolvimento de Modalidades Esportivas e Atletas.

Bruno destaca a importância do prêmio como um reconhecimento da iniciativa de vanguarda no campo do esporte e do lazer. “O reconhecimento do projeto faz parte de um processo que é técnico e também político, porque, sem esse processo, projetos como este não saem do papel. O Consotium vai induzir uma formação e capacitação para que outros municípios possam aderir ao consórcio como estratégia, já que ele traz celeridade e facilita alguns elementos burocráticos dentro da política pública de eventos de lazer”, finaliza.

Fonte e foto: Universidade Federal de Ouro Preto

Compartilhe:
Exit mobile version