segunda-feira, 25 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na última segunda-feira, 28, iniciou a 2ª fase do curso de derivados de leite: queijos especiais, iniciativa promovida em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MG), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER- MG) e a Prefeitura de Matias Barbosa, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente. As atividades seguem até hoje, sexta-feira, 1º de novembro. O curso é realizado na cozinha da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

O curso voltado a produtores matienses conta com 12 participantes, pessoas que já produzem produtos derivados do leite, participantes da 1ª fase do curso, e que buscam aprimorar técnicas e se qualificarem para ampliarem seus negócios. Entre os produtos a serem fabricados estão os queijos de massa semi-cozida: provolone, queijo prato cobocó, queijo coalho, parmesão e bebida láctea fermentada.

Minas frescal, requeijão em barra, queijo prato, iogurte, muçarela, padrão e doce de leite.

Além da possibilidade da inserção dos seus produtos em feiras e a busca para qualificação do selo para a venda em estabelecimentos comerciais, alguns produtores aproveitam a oportunidade para entrarem no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O município faz parte do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR), e os estabelecimentos que buscam qualificação junto a entidade são inseridos em uma rede de mais de 40 municípios, onde seus produtos podem ser vendidos.   Além disso, a regularização permite a participação dos produtores em licitações nas prefeituras consorciadas.

Fonte e foto: Prefeitura de Matias Barbosa

Compartilhe:
Exit mobile version