Aconteceu no dia 23 de novembro o 7º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no Centro de Convenções FAAP em São Paulo. Pautando o papel da inteligência artificial e da cibersegurança na era digital do setor público, o Presidente da Prodabel, Jean Mattos, que é membro da rede de líderes do CLP, foi convidado a partilhar experiências da Prefeitura de Belo Horizonte durante o evento.
A participação ocorreu em painel ao lado de Vania Bareicha da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás (SECTI-GO), sendo mediado por Paulo Jannuzzi, professor colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Ao longo de sua fala, o diretor-presidente da Prodabel destacou iniciativas realizadas na cidade com uso de inteligência artificial, como o recém-lançado data lake, que proporciona análises em tempo real a partir da tecnologia, proporcionando a tomada de decisões baseada em informações e dados de qualidade. Ainda nesse sentido, foi ressaltado a importância da implementação de uma cultura interna de dados, para que o uso da tecnologia e o desenvolvimento de soluções sejam orientados pela realidade da cidade, pensando sempre o que melhor atende às demandas do cidadão, a partir do monitoramento e conhecimento do território.
A capacidade da ferramenta enquanto um potencializador da produtividade da gestão também foram um destaque, dando exemplos de como a prefeitura tem usado IA para gerar análises a fim de possibilitar insights valiosos e bem informados para tomadas de decisões. Além disso, Jean também pontuou como a inteligência artificial generativa, em específico, pode ser um grande facilitador na relação entre o poder público e o cidadão, podendo auxiliar o morador na melhor compreensão de normas, processos e até mesmo de suas demandas.
“É importante lembrar também que a tecnologia não é um fim em si, ela é um caminho, um meio, para que a gestão possa trabalhar de maneira mais assertiva e eficiente, proporcionando agilidade nas respostas aos desafios urbanos. Dessa maneira, a inteligência artificial, por exemplo, não vem para substituir o trabalho humano e sim aprimorá-lo, buscando tornar o dia a dia mais simples e impulsionando a produtividade. Em Belo Horizonte, nos empenhamos muito em assegurar que o servidor tenha intimidade com as ferramentas disponíveis, por exemplo, ao liberarmos soluções de IA do Google, combinamos isso com capacitações e seminários”, compartilhou Jean.
O CLP é uma organização sem fins lucrativos que atua para melhorar a gestão pública brasileira, promovendo a formação de líderes e o fortalecimento de políticas públicas eficientes e sustentáveis. O 7º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública reúne especialistas, gestores públicos e lideranças de diversos setores para discutir desafios e compartilhar soluções inovadoras que impactam positivamente a sociedade.
Fonte e foto: Prefeitura de Belo Horizonte