O Texas Heart Institute e a BiVACOR celebram o sucesso do primeiro implante de um coração artificial feito de titânio em um paciente humano. A parceria entre as instituições resultou na implantação bem-sucedida do dispositivo, projetado para substituir ambos os ventrículos em pacientes com insuficiência cardíaca severa.
O estudo inicial teve como objetivo avaliar a segurança do dispositivo como solução temporária para pacientes com insuficiência cardíaca biventricular grave ou univentricular. Após o sucesso do implante inicial, o estudo agora seguirá com mais quatro pacientes, conforme anunciado pelos médicos envolvidos, que descreveram o procedimento como livre de complicações.
“A implantação foi realizada conforme o esperado, com um desempenho muito bom clinicamente”, afirmou o Dr. Alexis Shafii, diretor cirúrgico de transplante cardíaco no Baylor St. Luke’s Medical Center.
O coração artificial da BiVACOR representa uma promessa de esperança para pacientes que aguardam transplantes de coração, enfrentando longas listas de espera. Essa inovação é um marco significativo no tratamento da insuficiência cardíaca e demonstra o potencial das tecnologias emergentes na medicina cardíaca.
Fonte e fotos: Rede Sociais