O sonho de estudar no exterior se tornou realidade para duas jovens mineiras no dia 7 de janeiro. Gabriela Rosa e Isabella Garcia, estudantes da Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foram as primeiras a embarcar rumo à África do Sul, como parte do Passaporte Mineiro do Conhecimento.
O projeto do Governo de Minas, executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA), vai levar 150 estudantes da rede pública estadual para intercâmbios em diversos países.
Com malas cheias de expectativa, Gabriela e Isabella iniciaram uma jornada transformadora na Cidade do Cabo, vislumbrando uma experiência enriquecedora.
“Só tenho a agradecer a todos envolvidos neste projeto. Estou muito animada”, expressou Gabriela. Isabella, compartilhou sua alegria e o impacto do projeto em sua formação. “Meu ensino médio praticamente girou em torno do projeto. Convenci vários amigos a participarem também”, disse.
O governador Romeu Zema acompanhou o embarque das estudantes no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, oportunidade em que as jovens falaram sobre as expectativas da primeira viagem internacional. “É isso que nós queremos: enriquecer a cultura, proporcionar essa experiência, principalmente para bons alunos, como vocês”, disse o governador.
Até março, outros 38 estudantes de escolas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) de Ibirité embarcarão para a Argentina, Austrália, Chile, Costa Rica, França, Itália, Japão, Suíça e Uruguai.
No segundo semestre, os outros 110 estudantes do EMTI, selecionados em todo o estado, seguirão para seus destinos internacionais.
Famílias
A emoção tomou conta dos pais das estudantes, que expressaram gratidão pela oportunidade proporcionada pelo programa.
O pai de Gabriela, Carlos Alberto Ferreira, descreveu a experiência como um sonho realizado. “Como diria minha mãe, se você quer deixar um pai feliz, agradeça seus filhos. Dá um nó na garganta deixá-la partir, mas é um sonho realizado dela. Essa conquista foi dela, e isso me traz muita felicidade. Estou sem palavras”, disse.
A mãe de Isabella, Sheyla da Silva, agradeceu ao Governo de Minas pela oportunidade oferecida aos jovens mineiros. “Agradeço muito ao governo, que está auxiliando e ajudando muito nesse projeto. É uma oportunidade muito boa para todos os adolescentes que estão tendo a chance de fazer intercâmbio fora do país”, ressaltou.
Expansão do projeto
Em dezembro do ano passado, o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus surpreenderam os participantes do evento de anúncio dos selecionados, garantindo intercâmbio internacional a todos os finalistas.
Com a ampliação de vagas, o total de contemplados saltou de 90 para 150. O investimento de R$ 26 milhões demonstra o compromisso do Governo de Minas com a educação pública e a criação de oportunidades para os jovens, resultado da austeridade e do uso responsável dos recursos públicos.
Seleção rigorosa
Os 150 estudantes selecionados passaram por um processo rigoroso que avaliou desempenho escolar, engajamento e liderança. Estão representadas 41 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e 63 municípios.
Ao longo do ano, os jovens embarcarão para diversos países, incluindo Canadá, Costa Rica, Argentina, Chile, Uruguai, e diversos países da Europa, como Alemanha, Bélgica, Itália e Suíça. Na África, o destino será a África do Sul. Na Ásia, Índia e Japão. E na Oceania, Austrália e Nova Zelândia.
Fonte: Agência Minas
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG