Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 3 de janeiro, a juíza Rosimere das Graças do Couto foi empossada como a primeira mulher presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e da Amagis Saúde para o triênio 2025/2027. É a primeira vez, em 70 anos de atuação, que uma mulher assume a Presidência da segunda maior associação estadual de juízes da América Latina. Também tomaram posse os componentes da Diretoria Executiva, além dos integrantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Gestor de Saúde.
Rosimere das Graças liderou a chapa única Magistratura Forte e Unida, eleita no último dia 13 de dezembro, com 1.143 votos, um marco histórico que reafirma a união da Classe e o reconhecimento do trabalho feito pela gestão do presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, ao lado de toda a Diretoria, nos últimos três anos.
A solenidade foi conduzida pelo presidente Luiz Carlos Rezende e Santos e contou com a presença de diversas autoridades entre elas o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, representando o governador Romeu Zema; o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio; o 1° vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representando o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; a conselheira do CNJ, Renata Gil, além de representantes de instituições, magistradas e magistrados, familiares e amigos da empossada.
Associativismo
Em seu discurso de posse, Rosimere destacou sua trajetória de mais de 27 anos na Magistratura e reforçou o compromisso com os valores do associativismo, a defesa dos direitos dos magistrados e a busca por uma justiça mais próxima da sociedade.
A magistrada relembrou sua decisão de cursar Direito após assistir a um júri em sua cidade natal, Bom Despacho, e destacou a importância da Amagis em sua carreira, inicialmente vista como apenas uma prestadora de serviços, mas que se revelou essencial para a luta por melhorias na magistratura. Ela ressaltou o papel do colega e amigo Luiz Carlos Rezende e dos demais ex-presidentes da Amagis.
A nova presidente afirmou que os desafios são muitos, mas reiterou sua determinação em fortalecer a Amagis e implementar avanços para a classe. Defendeu o uso da tecnologia, como a inteligência artificial, para aprimorar o trabalho dos magistrados, mas destacou que o contato humano e o comprometimento com a justiça social continuam insubstituíveis.
A presidente também abordou temas como segurança, saúde física e mental dos magistrados, e a importância de divulgar o impacto positivo da magistratura na sociedade. Ao final, emocionada, dedicou sua posse à família, especialmente à mãe e ao noivo, e concluiu: “Eu sou mais forte do que eu” – uma citação de Clarice Lispector que simboliza sua força e resiliência.
Gratidão
Ao passar a Presidência à juíza Rosimere, o juiz Luiz Carlos Rezende Santos lembrou de momentos marcantes dos últimos três anos em que ficou à frente da Associação. Lamentou a perda de grandes amigos, os quais homenageou citando Reynaldo Ximenes, “nosso melhor e mais fraterno conselheiro de jornada”, e falou sobre seu propósito, ao assumir a Amagis, que foi de servir da melhor forma possível à magistratura e às famílias de nossos associados. “Trabalhei para destacar a importância da Amagis no cenário estadual e nacional, reafirmando o seu grande valor para a sociedade organizada. Ao desembarcar, sinto-me acolhido por meus colegas e, principalmente, por minha família: meus pais, Fernando e Auxiliadora; meus filhos, as Anas e Luiz Fernando; e, especialmente, minha esposa, Juliana”.
“Agora vejo o trem partindo, com o som alto dos vagões seguindo na curva. O brilho do sol nascente reflete na locomotiva. A poeira se dissipa, o som diminui e, ao longe, vejo quem seguirá no meu lugar. Para ela, deixo as palavras de Renato Teixeira: ‘Cada um de nós compõe a sua história, e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz’”, concluiu Luiz Carlos desejando sucesso e uma gestão exitosa.
Representatividade
Para a conselheira do CNJ e ex-presidente da AMB, Renata Gil, Rosimere das Graças do Couto é a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo. “Uma mulher aguerrida e que está há muitos anos no associativismo e a primeira mulher na história da Associação dos Magistrados de Minas. Tenho absoluta convicção de que Rosimere fará uma gestão brilhante”, afirmou. Renata Gil ressaltou a importância do associativismo para a manutenção dos direitos e prerrogativas da classe e da perspectiva de gênero para as mudanças necessárias na sociedade. “No CNJ, Rosi, vou contar com seu apoio institucional e pessoal. Sucesso e muito boa sorte”, finalizou a conselheira.
O juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, secretário-geral da AMB, representou na solenidade o presidente da Associação, Frederico Mendes Júnior. Ele parabenizou a juíza Rosimere, vice-presidente da AMB, pela posse desejando sucesso à frente da Associação. “Sempre foi muito importante tê-la conosco na AMB e sei que esse trabalho vai continuar”, afirmou o juiz Geraldo Dutra parabenizando também o juiz Jair Francisco dos Santos, empossado na vice-presidência Administrativa da Amagis. “Jair é nosso secretário na AMB e fico feliz demais por vê-los assumindo a Amagis”, afirmou.
Dirigindo a palavra ao juiz Luiz Carlos, o juiz Geraldo Dutra agradeceu por todo o apoio que o magistrado ofereceu durante os últimos anos na defesa das prerrogativas da magistratura nacional em Brasília, ao lado da AMB. “Nós contamos com a Amagis sempre que foi necessário para defender a magistratura. Então quero aqui registrar meu reconhecimento à sua gestão. Tenho certeza de que todo seu trabalho na Amagis será reconhecido assim como é na Associação dos Magistrados Brasileiros”, disse.
Representando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, falou da honra em participar do evento e do carinho que o governador nutre pela Associação. “É uma alegria estarmos aqui não apenas pela representatividade da Amagis, que é uma associação conhecida e reconhecida em todo o País, mas, sobretudo, por estarmos na posse da primeira mulher a assumir sua presidência. A mulher precisa, cada vez mais, assumir os espaços de comando e esse protagonismo manifestado hoje aqui nos deixa muito felizes”, afirmou. O secretário parabenizou e homenageou também o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, “que deixa um legado grandioso à frente da Amagis. Uma pessoa competente, trabalhadora, honesta, correta e que tem todo nosso carinho”, disse.
O 1º Vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representou o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, na solenidade. Ele cumprimentou o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, que encerrou seu mandato, e desejou sucesso à juíza Rosimere do Couto. “Rosimere é magistrada independente, líder associativa e, certamente, irá fazer uma gestão marcante para a posteridade na nossa Associação. A ela eu desejo, em nome do TJMG e da Vice-presidência do TJMG, êxito e muito sucesso”, afirmou o desembargador colocando as portas da 1ª Vice-presidência à disposição da nova diretoria e de todos os magistrados mineiros.
A presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, juíza Eunice Haddad, esteve presente na solenidade e parabenizou a juíza Rosimere das Graças. Ela destacou o papel do associativismo e da união para o fortalecimento da classe e ressaltou a importância da representatividade da mulher no Judiciário. “É muto bom estarmos juntos porque é assim que conseguimos andar para frente. A posse da Rosimere na Amagis me deixa muito feliz porque nos fortalece. É sempre importante termos mais mulheres ocupando os espaços de poder. A população feminina só cresce e precisamos ser fidedignos ao que representa a sociedade. Desejo para Rosi todo sucesso do mundo”, afirmou a magistrada, que está em seu segundo mandato à frente da Amaerj.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Ramom Tácio, destacou a trajetória da magistrada. “Rosimere é uma juíza de longa data, que carrega uma grande bagagem e uma experiência enorme. Há uma confiança grande no seu trabalho em cima de sua perspicácia, de sua disposição e de sua vontade de acertar. Precisamos de pessoas assim para atuar em prol da Magistratura”, afirmou.
Para José Fernandes Filho, ex-presidente do TJMG, a chegada da juíza Rosimere à Presidência da Amagis representa, entre outras coisas, uma grande conquista da mulher na Magistratura mineira. “Já era tempo de uma mulher, da dimensão da Rosimere, assumir a Presidência da Associação. É motivo de muita alegria. Estou certo de que ela fará uma gestão que combine competência com qualidade”, disse.
Ex-presidente do TJMG e da Amagis e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Nelson Missias de Morais, cumprimentou a empossada e falou de sua alegria em vê-la tomar posse na Presidência da Amagis. “Manifesto minha felicidade ao presenciar, pela primeira vez em 69 anos de história, uma mulher assumindo a presidência desta destacada Associação de classe. Rosimere é uma magistrada elegante, culta, aglutinadora e destemida. Comandará, com muita sabedoria e firmeza, os destinos desta entidade e fará, com certeza, uma gestão dinâmica e inovadora”, afirmou o magistrado parabenizando a presidente e toda diretoria.
Mesa
Compuseram a mesa do evento, além da juíza Rosimere das Graças do Couto e do juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a Conselheira do CNJ, juíza Renata Gil; o Secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, representando o Governador do Estado Romeu Zema; o Primeiro Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) – Desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representando o presidente do Tribunal, Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; O Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Desembargador Jadir Silva; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Desembargador Ramon Tácio de Oliveira; o Presidente do Tribunal Regional Federal da Sexta Região (TRF6) ,Desembargador Vallisney Oliveira; o Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; o Secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, representando o presidente, juiz Frederico Mendes Júnior; o ex-presidente do TJMG, Desembargador José Fernandes Filho, representando todos os ex-presidente do Tribunal de Justiça; e a Corregedora Geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Elizabeth de Freitas Assis Rocha, representando a Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Baptista Gamboge Reis.
Diretoria 2025/2027
Rosimere das Graças do Couto – Presidente;
Jair Francisco dos Santos – Vice-Presidente Administrativo;
Fábio Torres de Sousa – Vice-Presidente Financeiro;
Flávia Birchal de Moura – Vice-Presidente de Saúde;
Maria Elisa Taglialegna – Vice-Presidente do Interior;
Thiago Grazziane Gandra – Vice-Presidente Sociocultural-Esportivo;
Noelho Adelino Machado – Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas;
Perla Saliba Brito – Diretora-Secretária;
Fábio Gabriel Magrini Alves – Subdiretor-Secretário.
Conselho Deliberativo:
Antônio Armando dos Anjos;
Octávio Augusto De Nigris Boccalini;
Marcos Alves de Andrade;
Ana Régia Santos Chagas;
José Romualdo Duarte Mendes;
Genole Santos de Moura;
Carlos Alberto Pereira da Silva;
Evaldo Elias Penna Gavazza;
Daniela Cunha Pereira;
Juliano Abrantes Rodrigues;
Alinne Arquette Leite Novais;
Antônio Carlos Parreira;
Consuelo Silveira Neto;
Letícia Drumond;
Túlio Márcio Lemos Mota Naves;
Alessandro de Abreu Borges;
Célia Maria Andrade Freitas Corrêa;
Renzzo Giaccomo Ronchi;
Cibele Maria Lopes Macedo;
Elexander Camargos Diniz;
Marcos Alberto Ferreira;
Conselho Gestor Amagis Saúde:
Segunda Instância:
Rinaldo Kennedy Silva;
Valéria da Silva Rodrigues.
Suplentes:
Sandra Alves de Santana e Fonseca;
Guilherme de Azeredo Passos.
Capital:
Cláudia Aparecida Coimbra Alves;
Renato Luiz Faraco.
Suplentes:
Paulo Sérgio Tinoco Néris;
Paulo Cézar Mourão Almeida.
Interior:
Josselma Lopes da Silva Lages;
Fabiano Garcia Veronez.
Suplentes:
Marcelo Carlos Cândido;
Rachel Cristina Silva Viégas.
Aposentados:
Paulo Sérgio Ferreira;
Maura Angélica Oliveira Ferreira.
Suplentes:
Célia Ribeiro de Vasconcelos;
José Maria dos Reis.
Fonte e foto: Amagis