A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participa da Operação de Desintrusão na Terra Indígena Munduruku, no Pará, com reforço no policiamento das rodovias federais e apoio logístico no transporte aéreo de pessoal e equipamentos. A ação, coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, busca retirar invasores da área e combater o garimpo ilegal, preservando os direitos e os territórios dos povos indígenas.
Iniciada em 9 de novembro, a operação envolve mais de 20 órgãos federais. Nos últimos 40 dias, foram realizadas mais de 300 ações, incluindo a destruição de acampamentos e equipamentos utilizados no garimpo ilegal. A iniciativa atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a preservação dos costumes e a proteção da fauna, flora e rios da região.
Além das ações repressivas, a operação gera impactos significativos nos crimes ambientais, com apreensões de veículos e materiais, além de inutilização de combustíveis. A medida atende à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709.
Fonte e foto: Agência Gov