No fim da manhã de sexta-feira, 20 de setembro, no km 871 da BR-381, no município de Pouso Alegre (MG), agentes da Polícia Rodoviária Federal abordaram ônibus fazendo a linha São Paulo (SP) a Seabra (BA). Durante fiscalização no compartimento de bagagens, foram encontradas 20 caixas de whiskies, cada uma delas contendo 12 garrafas, sendo 16 caixas da marca Passport e 04 caixas da marca White Horse, despachados como encomenda, totalizando 240 litros da bebida.
Solicitados os documentos pertinentes sobre os produtos, o motorista do ônibus apresentou nota fiscal de empresa paulista de Embu das Artes, tendo como destinatária pessoa física na cidade de Barreiras (BA). Diante das inconsistências da quantidade e marca dos whiskies, foi realizado contato com a Receita Federal que, após consultas, orientou pela retenção das mercadorias.
Logo após, foi enviado pela ABRAPE (Associação Brasileira de Bebidas), dois pareceres concluindo que as amostras analisadas apresentam características indicativas de adulteração. As bebidas apreendidas foram encaminhadas à Delegacia da Receita Federal de Varginha para a adoção dos procedimentos pertinentes. Os responsáveis poderão ser enquadrados em crimes contra as marcas, deixar de recolher tributo, crime contra a saúde pública e falsificar produto destinado ao consumo humano.
Fonte, vídeo e foto: Delegacia PRF de Pouso Alegre