Em uma final histórica, o Botafogo conquistou no último sábado (30) pela primeira vez a Libertadores. No Monumental de Nuñes lotado de brasileiros, o time carioca derrotou o Atlético-MG por 3 a 1, em Buenos Aires. Os gols da conquista emocionante foram marcados por Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos. Vargas descontou para os mineiros. A vitória botafoguense foi heróica. O time carioca atuou com um jogador a menos desde os 30 segundos, após a expulsão de Gregore.
“Parabéns ao Botafogo pela vitória sensacional em Buenos Aires. O Alvinegro carioca teve uma atuação heroica e conquistou mais um título inédito. Parabéns a todos os jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes e torcedores do Botafogo por terem escritos juntos esse lindo capítulo da bela história do clube. O Glorioso manteve a tradição vencedora do futebol brasileiro”, disse Ednaldo Rodrigues, que participou da cerimônia de premiação no gramado do estádio do River Plate.
A conquista da Libertadores garantiu ainda o Botafogo em dois Mundiais de Clubes. A nova Copa Intercontinental será aberta para os cariocas no dia 11, quando vão enfrentar o Pachuca, do México, na estreia, em Doha, no Catar. O time carioca garantiu também a vaga no Super Mundial, que será disputado entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos.
Foi o sexto título consecutivo para um clube do país, que chegou a um total de 24 taças na história da competição.
O presidente da CBF cumprimentou o Atlético-MG pela bela campanha na Libertadores.
“Gostaria também de parabenizar os atleticanos pela campanha na competição continental. O Atlético mostrou toda a sua grandeza. A dor da derrota sempre é grande, mas o Galo é um clube gigante e terá muito sucesso pela frente”, acrescentou.
Fonte: CBF
Foto: Ricardo Mendonça / CONMEBOL