A Presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) enviou nesta sexta-feira (24) um comunicado destacando as ações tomadas para apurar irregularidades dentro da instituição. Desde outubro de 2024, o IBGE iniciou uma investigação interna após denúncias anônimas sobre a prestação de consultorias privadas por servidores, o que motivou a notificação ao Ministério Público Federal (MPF). Uma das consultorias investigadas é a SCIENCE – Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica, envolvendo servidores ativos e inativos do IBGE, além de uma ex-presidenta do instituto.
Durante a apuração, o IBGE identificou situações de conflito de interesse relacionadas à SCIENCE, com documentos apontando o uso indevido de recursos do instituto. Um dos casos envolve a transferência de US$ 50 mil do IBGE ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que, por sua vez, repassou a quantia à SCIENCE para a realização de uma pesquisa. Além disso, documentos revelaram a proposta da SCIENCE de realizar trabalho presencial no próprio IBGE, sugerindo o uso inadequado de bens da instituição para fins privados.
Apesar das pressões externas, a Administração do IBGE reforçou seu compromisso em investigar qualquer irregularidade, destacando que as apurações não interferem nas atividades regulares do instituto. A presidência também reafirmou a confiança nas autoridades encarregadas da investigação, como o MPF e o Tribunal de Contas da União, e reiterou o sigilo das apurações.
Fonte e Foto: Agência Gov