O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), lançou o primeiro edital do Prêmio Maria Lúcia Pereira, que visa reconhecer e valorizar ações inovadoras na Política sobre Drogas. O prêmio, que pode premiar até 30 iniciativas, destina-se a tecnologias sociais e projetos que contribuem para o desenvolvimento social de comunidades impactadas pelos efeitos dos mercados ilegais de drogas. As inscrições começam nesta quarta-feira (27) e vão até 20 de janeiro de 2025.
Cada uma das iniciativas selecionadas receberá R$ 50 mil como reconhecimento. O prêmio é uma homenagem à Maria Lúcia Pereira, falecida em 2018, e uma referência no trabalho de redução de danos relacionados ao uso problemático de drogas. Maria Lúcia foi fundadora do Movimento de População de Rua da Bahia e coordenadora do Movimento Nacional da População de Rua, sendo reconhecida por sua contribuição social.
O prêmio é uma colaboração da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do MJSP, e da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ), do MIR.
Fonte e Foto: Agência Gov