O Governo de Minas entregou, na segunda-feira (09), o Prêmio do Esporte Mineiro, reconhecendo personalidades que se destacaram na temporada 2024. O evento celebrou ainda os avanços promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o compromisso com políticas públicas esportivas que transformam vidas.
A Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, recebeu a cerimônia que foi transmitida para todo o estado, ao vivo, pela Rede Minas e Rádio Inconfidência. Ao som da Big Band, do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), foram homenageados atletas, treinadores, clubes, projetos sociais e iniciativas que promoveram inclusão em todas as regiões do estado.
O governador Romeu Zema fez questão de participar da festa e enviou um vídeo exibido logo na abertura do evento. O governador reforçou a importância do prêmio: “É uma grande alegria participar desta noite de festa do esporte. Este é um evento que enche Minas Gerais de orgulho, porque reconhece o talento e a dedicação de todos que fazem do esporte mineiro uma referência nacional”, destacou Romeu Zema.
“Comemoramos também os avanços promovidos pelo nosso governo, como a ampliação da Lei de Incentivo ao Esporte e o fortalecimento do ICMS Esportivo, que estão levando mais recursos e oportunidades para projetos em todo o estado. Quero parabenizar todos os ganhadores do prêmio, que tanto nos orgulham e levam o nome de Minas ao Brasil e ao mundo”, celebrou o governador Romeu Zema.
Minas esportiva
Em 2024, Minas Gerais consolidou sua posição como referência para outros estados, por meio da ampliação de investimentos, apoio a projetos sociais e incentivos a esportistas.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressaltou o impacto positivo das ações promovidas pelo governo estadual em 2024. “O Prêmio do Esporte Mineiro não celebra apenas conquistas, mas também o poder que o esporte tem de mudar vidas. Cada história de sucesso é prova de que estamos no caminho certo. O Governo de Minas segue firme nesse compromisso, investindo em ações que transformam a realidade de milhares de pessoas”, reforçou a secretária.
O subsecretário de Esportes, Tomás Mendes, também destacou os esforços da Sedese em ampliar o alcance do esporte no estado. “O PEM 2024 simboliza o trabalho conjunto que temos realizado para impulsionar o esporte em todas as suas dimensões e este evento é um reflexo do compromisso que temos de levar o esporte a todos os cantos do estado, valorizando o que temos de melhor e criando oportunidades para quem precisa”, pontuou Tomás Mendes.
Projetos que impulsionam vidas
Grande parte dos homenageados do Prêmio do Esporte Mineiro já participou ou ainda participa de programas apoiados pelo Governo de Minas. Entre eles estão os Núcleos de Fomento ao Paradesporto, os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e os Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP).
O técnico Rodrigues Ferreira, da ginástica artística masculina, é um dos beneficiados pelo Bolsa Técnico. Homenageado na noite, celebrou a conquista e a importância do incentivo estadual. “Muito importante receber esse prêmio, para saber que eu estou no caminho certo. É um reconhecimento do meu esforço, do meu trabalho com a ginástica da Minas Gerais. Só tenho a agradecer pelo apoio da Sedese para a gente poder continuar com esse trabalho”, comemorou o técnico Rodrigo Ferreira.
A entrega do “Certificado do Orgulho Mineiro” foi um dos pontos altos da cerimônia, homenageando os atletas e técnicos que representaram o estado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris. Ao todo, 20 mineiros conquistaram medalhas e 13 deles foram diretamente apoiados pelo Bolsa Atleta e Bolsa Técnico do Governo de Minas.
A cerimônia também prestou homenagens póstumas a personalidades marcantes da história esportiva de Minas e destacou projetos que usam o esporte como ferramenta de transformação social.
Fonte: Agência Minas
Foto: Tiago Ciccarini / Divulgação