A Prefeitura trabalhou nos últimos anos intensamente para ampliar o acesso à educação gratuita e de qualidade e garantir um futuro melhor para milhares de famílias. Com R$30 milhões em investimentos, o governo construiu seis novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei), criando 1.485 novas vagas para crianças da cidade.
Das seis escolas voltadas para crianças de 1 a 5 anos construídas de 2021 para cá, quatro já estão funcionando e duas em reta final de conclusão. Elas contam com salas de atividades, lactário, fraldário, solário, sanitários acessíveis, área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos, salas multiusos, refeitórios, pátio coberto, playground, além de outros ambientes adaptados para receber os pequenos, inclusive aqueles que possuem alguma limitação motora-
Neste ano, mais três unidades ficaram prontas e já estão funcionando: Cemei Darcy Maria de Oliveira Melo, no bairro Jardim Laguna, região Ressaca, que atende 152 de um a cinco anos; Cemei Confisco e Conquista Veredas, ambas na regional Nacional, que têm capacidade para 188 e 376 crianças respectivamente.
Atualmente, estão em fase de entrega, o Cemeis Riacho e Inova Parque, na região Sede, que abrangerá principalmente os bairros Centro, Fonte Grande e Bernardo Monteiro. As mães de Contagem comemoram os investimentos na educação do município, porque é, também, uma forma de contribuir para que elas possam trabalhar com mais tranquilidade.
Além das novas unidades edificadas, a Prefeitura também investiu em reformas, ampliações e melhorias estruturais que permitiram que escolas que estavam interditadas pudessem voltar a funcionar com segurança, como o Cemei Jardim Eldorado e a Escola Municipal Ápio Cardoso, em Nova Contagem, reabertas depois de passarem pela revitalização.
E mais: 118 unidades de nível infantil e fundamental receberam ou estão recebendo melhorias. Alguns exemplos são as escolas municipais Antônio Olinto Ferreira Pinto, Machado de Assis e entre outras. O investimento feito em reformas, manutenções e reparos das escolas é de R$46 milhões.
Fonte e Foto: Prefeitura de Contagem