O trabalho do Agente de Endemias é feito por meios de tratamentos mecânicos e químicos contra os possíveis focos de dengue, de acordo com sua necessidade.
Durante o período de maior probabilidade de casos suspeitos, é utilizado o inseticida CIELO através de UBV (Ultra Baixo Volume) – conhecido popularmente como fumacê, que consiste na dispersão controlada em forma de spray, com finalidade de inibir o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como a Zica, Chikungunya e a Dengue.
Já o inseticida Fludora Fusion é utilizado pelos agentes de endemias para o controle químico da população adulta de Aedes aegypti nas atividades em pontos estratégicos, lugares que apresentam alto risco de focos: cemitérios, borracharias, ferros-velhos e oficinas mecânicas. Diferentemente do Cielo (utilizado no UBV), este é utilizado em lugares específicos.
Além disso, também é utilizado o BTI (Larvicida Biológico Altamente Seletivo), usado para controlar a população de mosquitos – eliminando-os na fase de larvas. O BTI atua como uma toxina digestiva para as larvas de mosquito: quando a larva ingere o BTI, a toxina afeta o sistema digestivo do inseto, causando sua morte. Pode ser aplicado em locais de criação de mosquitos (poças, valas e reservatórios de água), sendo eficiente no controle de larvas em estágios iniciais, impedindo que elas se desenvolvam e se tornem mosquitos adultos.
Fora isso, também é utilizada a remoção mecânica pelos Agentes de Endemias, quando se consegue remover as larvas e descartar a água – orientando a guarda de cada objeto fora do alcance da chuva e em seu devido lugar.
Os Agentes de Endemias da Vigilância Sanitária buscam constantemente oferecer um serviço de excelência, realizando análises laboratoriais de cada larva coletada em áreas residenciais. Porém, muitas vezes tais profissionais colocam suas vidas em risco, devido à negligência de moradores que não colaboram com a limpeza de quintais e terrenos. Há, ainda, quem insista em acreditar que é responsabilidade dos Agentes retirar o lixo – e lembrar, constantemente, da importância de manter os lotes limpos, ignorando a sua própria responsabilidade.
Denuncie os focos de dengue: (35) 99827-3214
Fonte e fotos: Prefeitura de Virgínia